As estações do ano mudam e a nossa pele também. Nos meses mais frios do ano, são muitos os fatores que podem alterar o estado da nossa pele. As temperaturas mais baixas, o aumento da humidade e o vento, mas, também, os ambientes interiores aquecidos e os banhos mais quentes e prolongados, tendem a deixar a nossa pele mais seca, baça e sensível, exigindo novos cuidados nesta época do ano.

Um dos primeiros passos a seguir é reforçar a hidratação da pele, investindo num creme hidratante mais rico e deixando de lado as fórmulas mais leves e fluídas, que são, habitualmente, mais indicadas para o verão. Nos meses mais frios, a nossa pele pede um creme mais nutritivo que seja capaz de reforçar a sua barreira natural de proteção para fazer face às agressões provocadas pelo frio, e, ao mesmo tempo, que consiga repor a água que perdemos ao longo do dia pela permanência em ambientes aquecidos. Mas existem outros cuidados extra que todos devemos seguir para manter a nossa pele saudável durante todo o ano.

Novos hábitos requerem também novos produtos, e a farmácia e parafarmácia online Atida Mifarma pode dar uma ajuda. Nesta plataforma digital, pode encontrar todos os produtos de que precisa para assegurar uma boa rotina de cuidados para toda a família, sem sair de casa, com a máxima confiança e a preços imbatíveis. Até dia 31 de janeiro pode adquirir os seus produtos com 40 por cento de desconto, incluindo marcas, como a Vichy, a ISDIN, a Eucerin, a Caudalie, a Dodot, a Tomme Tippe ou a Waterwipes.

12 fotos

O ritual perfeito para o tempo frio

Nos dias mais frios, deve concentrar-se, acima de tudo, na hidratação, mas não se esqueça que, para garantir uma pele bem hidratada, também precisa de uma limpeza eficaz. Existem várias fórmulas de limpeza (gel, leite, tónico ou água micelar) que, ao mesmo tempo que purificam a superfície da pele, tonificam e removem a maquilhagem de forma suave, deixando a pele fresca, macia e apaziguada, o que é perfeito quando o frio “ataca”. No entanto, no inverno, estas fórmulas devem ser, preferencialmente, mais cremosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois da pele limpa, a aplicação de um sérum antes do creme hidratante ajuda a tonificar e a fortalecer a pele, deixando-a mais resistente às agressões externas. Na Atida Mifarma encontra o sérum ‘B3 niacinamida multifuncional Treatment’ da Skinfy, ideal para peles com tendência acneica ou com rosácea, ou o sérum anti-imperfeições ‘Sebiaclear’, dos Laboratórios SVR, que tem uma ação hidratante sobre a pele durante oito horas.

A máxima proteção só fica garantida com o último passo da rotina diária que termina com a aplicação de um creme hidratante. No inverno, deve preferir uma fórmula rica, capaz de bloquear a água na pele para uma hidratação duradoura. E, se tem tendência a ficar com a pele mais seca, deve reforçar a sua hidratação com a aplicação de uma boa camada de creme, de manhã e à noite. O creme de noite ‘Neovadiol Complexo Substituto’ da Vichy é uma boa opção para hidratar a pele durante a noite. Para as peles mais maduras, acima dos 50 anos, o creme ‘Hyaluron Filler Elasticity’, da Eucerin, é a fórmula perfeita para diminuir as rugas e aumentar a elasticidade que perdemos com a idade. O pack ‘Hyaluron Filler Elasticity’ inclui o creme de dia anti-envelhecimento, com um fator de proteção solar de 15, e um creme de noite.

3 passos para prevenir a pele seca no inverno

Mostrar Esconder

Estes cuidados ajudam a prevenir a secura da pele nos dias mais frios:

1. Ajuste os cuidados ao tempo frio. A pele requer um tratamento diferente durante o inverno, incluindo o uso de um hidratante mais nutritivo. Diminuir a frequência das esfoliações e máscaras faciais também ajuda a reduzir os danos à barreira da pele.

2. Limite a exposição às fontes de calor. Opte por banhos mais curtos e com água morna em vez de muito quente e evite sentar-se mesmo em frente à lareira ou ao aquecedor. O calor excessivo pode eliminar a humidade que é essencial à pele.

3. Mantenha-se hidratado. A água é uma boa fonte de hidratação para a pele, ajudando a mantê-la suave. Ingerir alimentos e/ou tomar suplementos ricos em ácidos gordos, nomeadamente ómegas 3 e 6 também ajuda.

Outros cuidados essenciais

Nos cuidados de hidratação extra a seguir no inverno não estão incluídos apenas os cuidados de rosto. A pele do corpo, apesar de estar menos exposta aos fatores externos, e, aparentemente, mais protegida pelas camadas de roupa que usamos para nos protegermos do frio, merece uma atenção especial nesta época. Descurar a pele do corpo nesta altura do ano pode ter consequências indesejáveis e comprometer o nosso conforto. É importante manter os níveis de hidratação da pele, caso contrário, a epiderme torna-se áspera, podendo surgir prurido, escamação ou zonas gretadas.

Para além de ser essencial continuar a ingerir líquidos regularmente (os chás e as infusões quentes podem ser uma boa opção para esta altura do ano), é essencial aplicar um creme hidratante em todo o corpo e escolher uma fórmula rica e nutritiva, que proporcione um efeito de longa duração ao longo do dia. Este é um gesto fundamental que nunca pode ser descurado, quando o corpo está exposto a temperaturas baixas.

O creme de corpo ideal deve conter na sua composição componentes emolientes, que ajudam a suavizar a superfície da pele, e ceramidas ou glicerina que aumentam a humidade na pele, como é o caso do Eucerin Ph5 Loção ultraleve e do Mifarma Daily Loção Corporal Essentials. Outros ingredientes, como a lanolina, o silicone e o óleo mineral têm a função extra de formar uma barreira protetora para reduzir os danos causados ​​por fatores ambientais e também devem ser uma opção a considerar na hora de escolher um hidratante corporal para os dias frios.

As necessidades da pele dos mais pequenos

O mesmo acontece com os mais pequenos que, nesta altura do ano, ficam com a pele, naturalmente mais vulnerável, ainda mais sensível. Na Atida Mifarma também pode encontrar opções exclusivamente formuladas para a pele de bebés e crianças, de corpo e rosto. O creme facial ‘Nutratopic Pro Amp’ da ISDIN, por exemplo, foi desenvolvido para acalmar as peles atópicas [peles com hiper-reatividade cutânea e tendência para desenvolver eczema]. Este creme de aplicação diária restaura a barreira cutânea, ajudando a combater os sintomas mais comuns deste tipo de pele e que tendem a agravar com temperaturas mais baixas, como a vermelhidão, o prurido e a descamação.

A aplicação de um creme hidratante na pele do corpo dos mais pequenos, como o creme Mustela Hydra Bebé Corpo ou o Mifarma Baby Loção Corporal Bebé Calêndula,  é um gesto fundamental durante todo o ano mas,  no inverno, este também deve ser adaptado. Assim, os pais devem preferir as fórmulas em creme ou em bálsamo, ao invés dos leites ou loções, que são menos nutritivos e que, nos meses mais frios, podem não oferecer a hidratação necessária. De relembrar ainda que as extremidades do corpo, sobretudo as mãos, os pés, as orelhas e o nariz, são as primeiras partes do corpo a sentir as temperaturas baixas e que estas também devem ser protegidas, idealmente com fórmulas mais emolientes.

Para simplificar a rotina de cuidados diários que, no caso, das crianças, engloba muitos outros passos, a Adita Mifarma disponibiliza também uma série de outros produtos que podem ajudar a melhorar o bem-estar dos mais pequenos e a simplificar esta rotina É o caso das famosas toalhitas “Waterwipes” à base de 99,9% de água, com propriedades antibacterianas, perfeitas para a higiene facial e corporal dos bebés, as fraldas ‘Sensitive’, desenvolvidas especificamente para a pele dos recém-nascidos, da Dodot, ou as gotas anticólicas, como as ‘Casen Fleet Reuteri’, da BioGaia.

Se estiver grávida ou em recuperação pós-parto, também aqui pode encontrar diversos produtos adequados às necessidades desta fase, incluindo suplementos alimentares que podem ajudar a perder peso no período pós-parto, como as cápsulas ‘Forte Pharma Extra Slim’, da Forte Pharma, perfeitas para quem procura queimar as calorias indesejadas.

Saiba mais em atida.com