Foram anunciadas as datas relativas à edição de 2022 do International Booker Prize, que premeia ficção estrangeira publicada em inglês. Segundo anunciou a organização, a primeira lista de nomeados, composta por 13 obras, será revelada a 10 de março, uma quinta-feira. A shortlist será conhecida cerca de um mês depois, a 7 de abril, e o vencedor a 26 de maio.

O painel de jurados deste ano é composto pelo tradutor irlandês de francês e espanhol Frank Wynne (presidente); a professora de Literatura na Universidade de Oxford Merve Emre; a escritora e advogada zimbabuana Petina Gappah; a escritora e crítica Viv Groskop; e o tradutor de chinês Jeremy Tiang.

O International Booker Prize é atribuído anualmente a um obra de ficção traduzida para a língua inglesa e publicada no Reino Unido ou Irlanda. Foi criado em 2005 para incentivar a publicação e leitura de ficção internacional de qualidade e promover o trabalho de tradução. Tem um valor pecuniário de 50 mil libras (perto de 56 mil euros), que é dividido em partes iguais pelo autor e tradutor. Os nomeados para a shortlist recebem mil libras (1.113 euros).

Em 2021, o galardão foi atribuído ao francês David Diop, pelo romance De Noite Todo o Sangue é Negro, traduzido para inglês por Anna Mocschovaki. O livro mostra de forma crua os horrores da guerra a partir da história de dois soldados senegaleses que lutam nas trincheiras francesas na Primeira Guerra Mundial. Foi publicado em Portugal em julho do ano passado, pela Relógio d’Água, com tradução de Miguel Serras Pereira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR