– Eu não sou o sócio número 1. Eu sou Sporting e mais nada. O mais importante é sempre colocar o Sporting acima de tudo e todos!

Moniz Pereira, as boleias com ginjinha, os jogos do rival e um clip aos 96 anos: a história de Eduardo Hilário, o sócio número 1 do Sporting

Eduardo Hilário tornou-se o sócio número 1 de forma “oficial” com o final da renumeração de julho de 2020 (feita de cinco em cinco anos, como se encontra previsto) mas já antes era considerado como tal, tendo por isso recebido de Sebastian Coates, Luís Neto, a vice Maria João Serrano e o diretor de comunicação Miguel Braga numa homenagem feita durante o primeiro período de confinamento, em abril de 2020, a todos os associados verde e brancos com mais de 75 anos de filiação. “Sinto-me muito feliz por ter conseguido esta idade. Ser o sócio número 1 do Sporting é uma coisa espantosa”, comentava na altura. Mas não ficou por aí e, um par de meses depois, o arquiteto já reformado participou mesmo na campanha “Eu Sou” com vários outros sócios, adeptos e atletas do clube, sendo a figura nas gravações e no resultado final.

Nascido na Parede em março de 1924 e filiado nos leões desde março de 1926, Eduardo Hilário viveu todas as grandes mudanças no mundo no último século e viu também todos os 19 Campeonatos dos leões, o último conquistado no ano passado. O que nunca mudou foi mesmo a ligação associativa ao conjunto de Alvalade. Esta quinta-feira, o clube anunciou que está de luto pela morte do seu sócio número 1, aos 97 anos.

“O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Eduardo Hilário, sócio n.º 1 do emblema de Alvalade desde 2019, que faleceu esta quinta-feira aos 97 anos. Nascido a 27 de março de 1924, Eduardo Hilário tornou-se associado do clube verde e branco com apenas um ano de idade, a 9 de março de 1926.  Jogou voleibol ao serviço do Sporting e foi parte integrante do Grupo ‘Os Cinquentenários’, tendo participado ativamente em diversos jantares e almoços do coletivo”, anunciaram os leões em comunicado.

“Em abril de 2020, foi um dos sócios com mais de 75 anos de filiação homenageados pelo clube, tendo recebido em casa a visita de Luís Neto e da vice-presidente Maria Serrano. Meses depois, foi protagonista de um filme publicitário do clube por ocasião da campanha ‘Eu Sou’, ao lado de nomes como Sebastián Coates, Patrícia Mamona ou Nuno Dias. Aos familiares e amigos, o Sporting endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao clube”, completou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR