O navio-tanque “São Jorge” encalhou esta madrugada no ilhéu da Praia, na Graciosa, Açores, mas as autoridades conseguiram selar “todos os tanques de combustível”, garantindo “preventivamente o perigo de acidente ambiental junto à costa, foi esta terça-feira anunciado.

Num comunicado enviado às redações, a Portos dos Açores informa que o encalhe do navio-tanque “São Jorge” ocorreu “após a largada do porto da Praia da Graciosa e saída de bordo do piloto que o assistiu na manobra inicial”.

“Cerca das 23h30 horas locais [00h30 em Lisboa], após o alerta inicial, as autoridades portuárias e marítimas articularam-se no imediato, por forma a prestar auxílio e acudir à emergência”, lê-se no comunicado.

A Portos dos Açores adianta que “foram empenhados prontamente a lancha de pilotos da administração portuária”, enquanto “o piloto residente regressou a bordo, que facilitou a manobra de emergência para o fundeadouro local, por forma a garantir que navio ficasse em águas safas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Deste acidente resultaram “extensos danos nos propulsores e costado do navio”, que levaram à “entrada de água na casa das máquinas” que “foi contida, por selagem”, indica a Portos dos Açores.

Foram ainda “selados todos os tanques de combustível, contendo gasóleo e gasolina, garantindo-se preventivamente o perigo de acidente ambiental, junto à costa”, adianta a Portos dos Açores, acrescentando que “por precaução” foram ainda empenhados o rebocador “O Bravo” e a guarnição, com origem na ilha Terceira, e meios dos bombeiros da Graciosa.

A Portos dos Açores ativou também internamente o Plano de Segurança e prevê deslocar “outros meios marítimos e recursos de combate à poluição para o local” para “conter eventuais derrames que possam vir a verificar-se”.

Fora da zona portuária, encontram-se as Capitanias dos Portos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória a coordenar a situação.

A Portos dos Açores “mantém-se firme e determinada na prevenção ativa de acidentes marítimos, que possam condicionar as atividades portuárias e constituir-se como focos de poluição, com potenciais impactos e prejuízos ambientais”, é ainda referido no comunicado.

Peritos avaliam estabilidade navio encalhado nos Açores mas sem derrame de combustível

Peritos em engenharia naval e mergulhadores estão “a avaliar as condições de estabilidade” do navio-tanque “São Jorge”, que encalhou esta madrugada na Graciosa, Açores, mas cuja “carga transportada [combustíveis] não sofreu qualquer dano e está estável”, informou a Transinsular.

“Estão a ser monitorizadas, em permanência, as condições do navio para se proceder à sua recuperação o mais brevemente possível. Uma equipa de peritos em engenharia naval e de mergulhadores está já a avaliar as condições de estabilidade do navio, no sentido de se perceber em que condições poderá ser feito o seu reboque”, revela a Transinsular, armador português de transporte marítimo de cargas.

A “carga transportada [combustíveis], não sofreu qualquer dano e está estável”, assegura a Transinsular, proprietária do “São Jorge”.

Em comunicado, a Transinsular garante também que “não se registaram danos pessoais entre a tripulação“.

Navio encalhado não vai causar falhas de combustível nos Açores

O acidente que ocorreu com o navio-tanque “São Jorge”, que encalhou esta madrugada na Graciosa, Açores, não vai originar “nenhuma falha de combustíveis” na região, garantiu esta terça-feira à agência Lusa fonte da Transinsular.

“Não vai haver nenhuma falha porque o abastecimento que estava a ser feito era para reservas”, disse a mesma fonte da Transinsular, proprietária do navio “São Jorge”.

A Transinsular, armador português de transporte marítimo de cargas, já tinha informado, em comunicado, que a “carga transportada [combustíveis], não sofreu qualquer dano e está estável”.

O armador adiantou ainda que “estão a ser monitorizadas, em permanência, as condições do navio para se proceder à sua recuperação o mais brevemente possível”.

Notícia atualizada às 17h55