Apesar de ter sido assinado um acordo entre o príncipe André e Virginia Giuffre, a mulher que o acusava de abuso sexual quando ainda era menor de idade, o filho da rainha Isabel II ainda pode perder os títulos reais. Ou não. Certo de que não irá enfrentar um julgamento neste processo, várias foram as vozes que alertaram para a possibilidade de serem retirados os restantes títulos ao membro da realeza.

York reivindica retirada do título de duque ao príncipe André

De acordo com o Daily Mail, o príncipe deverá ter autorização para manter alguns títulos reais, sendo que alguns deles lhe foram retirados quando, no início de janeiro, a justiça norte-americana tinha recusado arquivar o caso. Nesse momento, o Palácio de Buckingham anunciou que, “com a aprovação e acordo da Rainha”, as filiações militares e reais do Duque de York foram devolvidas à rainha e que o príncipe iria defender-se como um “cidadão privado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos apelos mais sonoros para que o príncipe André ficasse sem títulos veio do partido trabalhista, nomeadamente o título de Duque de York. Rachael Maskell, representante da região de York Central prometeu procurar, no parlamento, “um conjunto de caminhos” que permitisse atingir esse objetivo.

Por outro lado, em declarações à BBC Two, Andy McDonald, deputado trabalhista do Middlesbrough, também garantiu que levará ao parlamento a discussão sobre o pagamento do acordo com Virginia Giuffre, referindo tratar-se de uma “enorme soma de dinheiro” que é preciso saber de “onde vem”. “Existe o risco que isto seja feito às custas do dinheiro público”, alertou. Na quarta-feira surgiu a informação de que parte seria pago por fundos privados da rainha.

Príncipe André chega a acordo de 14,3 milhões de euros com Virginia Giuffre em caso de abuso sexual. Parte será paga com dinheiro da rainha

O Daily Mail refere que fontes do Palácio de Buckingham e do Ministério da Defesa garantiram que não existiam planos para reavaliar os títulos.

Neste momento, o príncipe André é um dos quatro conselheiros do Estado que podem ocupar o lugar da rainha em funções oficiais. Carlos, William e Harry são os outros membros da realeza com estas funções.