O Tribunal de Guimarães condenou esta terça-feira a seis anos e quatro meses de prisão um homem que em janeiro de 2020, em Vila Nova de Famalicão, assaltou dois postos de abastecimento de combustíveis e tentou assaltar uma farmácia.

O arguido, de 40 anos e natural do Brasil, foi ainda condenado na pena acessória de expulsão de Portugal pelo período de 10 anos, por o tribunal ter considerado que a sua presença em território nacional constitui “uma ameaça real e grave” de cometimento de novos crimes.

Os crimes ocorreram nos dias 3 e 4 de janeiro de 2020, sendo os alvos dos assaltos um posto de abastecimento de combustíveis em Requião e outro em Antas, enquanto o assalto frustrado teve como palco uma farmácia em Oliveira Santa Maria.

Em todos os casos, o arguido atuou com a ajuda de outras pessoas, não identificadas, tendo sido usadas armas de fogo. Foi utilizada uma viatura com matrícula falsa.

Em tribunal, o arguido confessou os factos, justificando-os com a ausência de apoio familiar, o consumo de cocaína e a sua condição de sem-abrigo.

O arguido já tinha sido condenado por, no dia 8 de janeiro de 2020, ter participado em mais dois assaltos, um deles a um café em Fradelos, Famalicão, e o outro a uma “bomba de gasolina” em Balazar, Póvoa de Varzim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, soma ainda condenações por tráfico, coação, falsificação, tentativa de homicídio, furtos, roubos e detenção de arma proibida.

No acórdão desta terça-feira, o Tribunal sublinha a “forte pulsão” do arguido para a prática de crimes.

O arguido terá ainda de pagar mais de 1.700 anos ao dono de uma das gasolineiras que assaltou.