O duque e a duquesa de Sussex fizeram, esta quinta-feira, uma visita secreta à Rainha de Inglaterra, em Windsor. É a primeira vez que o casal regressa em conjunto ao Reino Unido desde que escolheram deixar de ser membros ativos da família real britânica há pouco mais de dois anos.

Segundo avança o Telegraph, um porta-voz do duque confirmou a visita do casal a Isabel II: uma paragem a caminho dos Países Baixos, onde Harry e Meghan vão assistir aos Invictus Games.

Meghan e Harry serão “pessoas muito muito importantes” nos Países Baixos, para os Invictus Games

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a viagem o casal também terá visto ainda o Príncipe Charles, desconhecendo-se se encontraram com os duques de Cambridge, William e Kate.

Harry e Meghan chegaram ao Reino Unido na quarta-feira e terão ficado no Chalé Frogmore, a casa que mantêm junto ao castelo de Windsor. De acordo com o Telegraph, os filhos do casal, Archie, de dois anos, e Lilibet, de 11 meses, que a Rainha ainda não conheceu, não se encontram com eles.

Os duques de Sussex foram avistados por um grupo de turistas que estava em Windsor para a celebração da Quinta-Feira Santa. “Não quis acreditar quando vi quem era”, disse um dos turistas ao The Sun. “Pareciam felizes e relaxados e acenaram a todos no autocarro. O Príncipe Charles e a Rainha estavam no castelo de Windsor ao mesmo tempo, por isso devem tê-los visto aos dois”, acrescentou.

A visita surge semanas após Harry ter decidido não participar no memorial para o seu avó, o Príncipe Philip, na abadia de Westminster. A ausência foi notada e valeu-lhe várias críticas.

Esta não foi a primeira polémica em que o casal se viu envolvido. Numa entrevista com Oprah Winfrey, em março, foram feitas revelações surpreendentes, incluindo acusações de racismo, com Meghan a alegar que um membro da família real se questionou sobre o “quão escura” seria a pele do filho, Archie.

No mês seguinte à entrevista Harry apareceu sozinho para o funeral do duque de Edimburgo, em abril. Meghan, na altura grávida, não compareceu na cerimónia, tendo sido aconselhada pelos médicos a não viajar. Vários membros da família real britânica terão ficado “silenciosamente satisfeitos” pela duquesa não ter estado presente, revelou a biografia “Finding Freedom”.

Temendo “circo” e “espetáculo”, família real ficou “satisfeita” por Meghan não ir ao funeral do príncipe Filipe

A visita de quinta-feira é também a primeira de Meghan à Rainha, desde que o casal deixou o Reino Unido, em março de 2020.

Passaram cerca de dois anos desde que o casal anunciou que ia deixar o cargo de membros da família real, que trocaram por uma vida nos Estados Unidos.

O regresso dos duques ao país tem estado envolto em alguma polémica, por questões de segurança, com o Príncipe Harry a protestar contra a decisão do governo inglês que o impede de pagar por proteção policial no Reino Unido.

Príncipe Harry protesta contra decisão de governo inglês que o impede de pagar por proteção policial no Reino Unido

O mesmo nível de preocupação quanto à segurança parece não se verificar quanto à viagem até aos Países Baixos, onde Harry e Meghan vão estar nos próximos dias. Foi-lhes foi concedido o estatuto de “very very important people” (VVIP) e vão estar protegidos 24 horas sobre 24 horas por uma equipa de segurança privada, bem como pelas autoridades locais.

É esperado que uma equipa de filmagem acompanhe o casal nos jogos como parte das filmagens para uma série da Netflix.

Os Invictus Games são um evento desportivo fundado pelo Príncipe Harry, para ex-militares e veteranos feridos em serviço. A edição de 2020, adiada devido à pandemia de Covid-19, decorre entre os dias 16 e 22 de abril, na cidade de Haia.