786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Com o namorado ou em família. Quatro roadtrips a não perder em Portugal

Este artigo tem mais de 1 ano

A dois, com os miúdos, com os seus melhores amigos ou com o animal de estimação. Em Portugal, não falta estrada para conhecer o que de melhor o país tem

Há qualquer coisa de libertador numa roadtrip. Não há horários, não há limites nas paragens, não há roteiros fechados. Basta um carro e a melhor companhia para se explorar a cultura das aldeias mais remotas, descobrirem, escondidas entre falésias, praias desertas ou contemplarem, entre as margens dos rios e dos vales, paisagens de cortar a respiração.  É verdade: a roadtrip expande a visão de mundo e é, no que a viajar diz respeito, o epítome da liberdade.

Com o mote “Dá crédito à tua liberdade”, o Credibom — com um crédito pessoal com TAN desde 3,99% e TAEF desde 6,05% — lembra-nos que “sonhar é bom, mas fazer… fazer é melhor.” Com financiamento até 75 mil euros e flexibilidade na escolha da data do débito da prestação, recorda-nos que há formas simples de conquistarmos a nossa liberdade, junto de quem mais gostamos. Quer saber mais? Visite Credibom.pt e dê crédito à sua liberdade.

Porque viajar e conhecer é a melhor forma de pôr em prática estes princípios, elaboramos um guia com as quatro melhores roadtrips para fazer em Portugal — seja a dois, em família, com os amigos ou o animal de estimação.

Roadtrip com o namorado: as paisagens do Douro

Uma viagem com 266 quilómetros, para percorrer num mínimo de quatro dias e que liga o Oeste e o Leste de Portugal. A Nacional 222 é ideal para conhecer a dois, como são sempre as paisagens mais bucólicas. Mas a realidade é que como companhia terá sempre um terceiro elemento: o Douro. Uma estrada que, a cada curva, promete uma nova e arrebatadora paisagem, ligando o  centro de Vila Nova de Gaia a Almendra, em Vila Nova de Foz Côa. Passando pelo Castelo de Paiva, Cascata da Ribeira de Sampaio, Peso da Régua, Pinhão e  São João da Pesqueira, aproveite para explorar o Douro Vinhateiro e as suas famosas quintas vinícolas, degustar os vinhos que lá são produzidos, interrompendo a viagem de carro para momentos de contemplação, proporcionados pelos miradouros naturais que vão surgindo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ilustração | Joana Figueirôa

3 visitas obrigatórias:

  • Ribeira do Porto

O ponto de partida também merece a sua atenção. Antes de se fazer à estrada, sente-se frente ao Douro, na Ribeira do Porto, e aprecie a paisagem para Vila Nova de Gaia, na companhia de um copo de despedida.

O ponto de partida também merece a sua atenção. Antes de se fazer à estrada, sente-se frente ao Douro, na Ribeira do Porto, e aprecie a paisagem para Vila Nova de Gaia, na companhia de um copo de despedida.

  • Alto Douro Vinhateiro

Classificada pela UNESCO, em 2001, como Património da Humanidade, são necessários vários dias para conhecer a Região Vinhateira do Alto Douro. São hectares de perder de vista — e que poderá conhecer através da Nacional 222 — com paisagens deslumbrantes, sempre com o rio Douro e os seus famosos socalcos como pano de fundo. Explore as aldeias e deixe-se ir pela gastronomia local. É a região vinícola mais antiga do mundo e, por isso, é obrigatório que a explore com atenção.

  • As Gravuras Rupestres do Vale do Côa

A arte dos nossos ancestrais. É em Vila Nova de Foz Côa, em Trás-os-Montes, que encontra uma enorme galeria ao ar livre, onde encontrará mais de mil rochas com vestígios de pinturas rupestres — destacando-se as gravuras paleolíticas, que têm mais de 30 mil anos.

Restaurante a não perder:

  • DOC — Chef Rui Paula

Com uma janela aberta sobre o Douro Vinhateiro, é um dos espaços do conceituado chef Rui Paula, perfeito para uma noite romântica. Das carnes tradicionais aos peixes e mariscos frescos, as propostas da carta são muitas, mudando conforme a estação. O vinho é, claro, a bebida protagonista, não estivesse este espaço virado para o seu berço.

Sugestão para dormir:

  • The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca

O The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca, um hotel de charme, reúne o melhor do enoturismo. Virado para o vale do Douro, aqui vai dormir acompanhado pelas vinhas — e, se quiser, pode até dormir num alojamento em forma de barril —, dar passeios prolongados e fazer degustações para explorar os melhores sabores da região.

Roadtrip em família: explorar as águas calmas do Algarve

Se é para ir com os miúdos, então convém que o caminho seja simples, prático e com poucas curvas. Quererá isto dizer que perde em beleza natural? Não. Aproveite as férias escolares e embarque numa aventura pelo sul de Portugal, atravessando o Algarve de uma ponta à outra. Explore as águas quentes e calmas do Sotavento, fazendo paragem em algumas das suas praias mais idílicas, e explore os areais que, gradualmente, se vão cercando de falésias, a caminho do Barlavento. De Vila Real de Santo António a Sagres, um caminho com mais de 400 quilómetros, com vários hotéis com todas as condições de que precisa para descanso em família.

Ilustração | Joana Figueirôa

3 praias que tem de visitar:

  • Praia da Ilha de Tavira

Os miúdos vão adorar: apanhar um barco do centro de Tavira, rumo à ilha, localizada em pleno Parque Natural da Ria Formosa, para fazer praia num areal extenso, banhado por águas calmas. De casas de banho a restaurantes, tem tudo o que precisa para conseguir lidar com algum imprevisto.

  • Praia Verde

Em Castro Marim, encontra esta praia de areal extenso, com a água à temperatura que se quer e repleta de infraestruturas de apoio. Ideal para levar crianças mais pequenas.

  • Praia da Marinha

Está entre as 100 praias mais bonitas do mundo, segundo o Guia Michelin. De águas calmas e turquesa, situa-se no concelho de Lagoa. O acesso faz-se através de uma escadaria.

Restaurante a não perder:

  • Noélia e Jerónimo – Tavira

Se vai fazer férias em agosto, deixamos-lhe a dica: reserve já. Não é ao acaso que é o restaurante mais famoso de Cabanas de Tavira e arredores. Situado na rua principal desta vila piscatória algarvia, os reis desta casa são o marisco e o peixe fresco.

Sugestão para dormir:

  • Cascade Wellness & Lifestyle Resort – Lagos

Neste resort de cinco estrelas em Lagos, a poucos passos da belíssima Ponta da Piedade, encontra vilas, com piscina privativa, ideais para famílias. Tem ainda um parque infantil, piscinas para crianças e o Caskiddy Kids Club, que cuida de crianças dos 3 aos 12 anos, com atividades pedagógicas e divertidas.

Roadtrip com amigos: férias na Costa Vicentina

Verão, uma autocaravana, o seu grupo de amigos mais próximo, praias desertas e noites quentes na esplanada. Existe plano de férias melhor do que este? É nos 530 quilómetros que ligam a Costa Vicentina, que, da Península de Tróia ao Cabo de São Vicente, encontra tudo isto, naquela que é, possivelmente, a roadtrip portuguesa que melhor conjuga o descanso e a diversão. Dos areais extensos, às enormes e escarpadas falésias que os envolvem, sem esquecer as estradas verdejantes que ligam os diferentes concelhos, vá do Cais Palafitico da Carrasqueira, junto à Comporta, e mergulhe no litoral alentejano, passando por Sines, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Odeceixe, Aljezur e Sagres.

Ilustração | Joana Figueirôa

3 praias menos conhecidas que tem de visitar:

  • Praia da Samoqueira

Esta pequena praia fica em Porto Covo, destacando-se pelas suas grutas, ilhéus e piscinas naturais. Com passadiços de madeira e rodeada de dunas, dá ainda acesso a uma cascata de água doce.

  • Praia do Cavaleiro

Também conhecida por praia da Carraca, é pequenina e pitoresca, de águas turquesa e transparentes. Menos popular, mas de grande beleza natural, é a última antes do Cabo Sardão, perto de Milfontes e Almograve. Um postal perfeito do Sudoeste Alentejano português.

  • Praia da Amália

O nome deve-se ao facto de ter sido o local onde a fadista Amália Rodrigues passava férias, em busca de descanso e de inspiração. Conhecida também como praia do Brejão, fica no concelho de Odemira e destaca-se pelo seu caráter mais selvagem. O acesso faz-se por um trilho e por uma escadaria que dão as boas-vindas aos visitantes desta praia.

Restaurante a não perder:

  • Zé Inácio – Porto Covo

Se passar pela praia da Samoqueira, faça do seu destino seguinte o restaurante Zé Inácio, no centro de Porto Covo. Grande marco da vila alentejana, é conhecido pelo peixe fresco, que chega diariamente e que na grelha é tratado com todo o respeito que merece.

Sugestão para dormir:

  • Craveiral Farmhouse – Odemira

A quem a vida de autocaravanista não agradar, aqui fica esta ideia. Próximo da Zambujeira do Mar e do Carvalhal, encontra os nove hectares e as 38 casas que constituem o Craveiral Farmhouse. Tratam-se de pequenos estúdios e casas, com um ou dois quartos, decorados com todo o luxo e simplicidade. A propriedade inclui ainda três piscinas, um restaurante com produtos vindos diretamente da horta, um pomar e uma quinta com animais. Um local que é uma homenagem à natureza e à vida que se quer vivida devagar, sem pressas.

Roadtrip com os animais: à descoberta do Minho

As paisagens do Minho parecem saídas de um sonho. Partilhe-as com o seu animal de estimação, que encontrará aqui os mais verdejantes trilhos em que se aventurar. Parta de Guimarães e rume a Viana de Castelo, passando pela Cascata do Tahiti, pela Cascata do Arado, o Miradouro da Pedra Bela e pela Vila do Gerês. Siga para Melgaço, Monção, Ponte da Barca e termine em Esposende. Ao todo, o percurso é de 455 quilómetros, que poderá percorrer numa semana acompanhada pela vegetação exuberante desta que é uma das regiões mais bonitas de Portugal. Descanse em Parques de Campismo pet friendly. Não sabe quais? Não se preocupe. Nós deixamos sugestões.

Ilustração | Joana Figueirôa

Os 3 trilhos para fazer no Parque Natural Peneda-Gerês

  • Trilho Interpretativo do Mezio

Demora 1 hora, é de nível de dificuldade fácil e tem partida e chegada na Ponte do Meio. Com piso de terra ou rochas, poderá observar a Necrópole Megalítica.

  • Trilho da Águia do Sarilhão

Mais longo, mas igualmente fácil, este trilho tem quase oito quilómetros e demora cerca de 3 horas a ser percorrido. Deixe-se arrebatar pela paisagem de Vilarinho das Furnas.

  • Trilho de Pitões das Júnias

Se encontrar um lagarto com perto de um metro de comprimento, não se assuste. É normal a espécie Sardão andar por aqui. Com nível de dificuldade média, demora cerca de 1h30 a ser percorrido, tendo uma extensão de 4,3 quilómetros. A partida e chegada deste que é o mais famoso trilho do Peneda-Gerês é o Cemitério de Pitões das Júnias.

Parques de Campismo pet friendly:

  • Parque Cerdeira

Em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, aqui encontra desde locais para colocar a sua tenda de campismo ou caravana. Se preferir um bungalow, uma cabana ou até quartos familiares, também encontra. O seu animal será bem-vindo, desde que cumpra os requisitos do regulamento.

  • Lima Escape

Cercado pela Serra Amarela e pelos rios Lima, Froufe e Tamentem, no Lima Escape o campismo convencional convive com o de luxo. Aqui há zona para tendas, mas há também bungalows que são casas de madeira na árvore, bem como glamping — grandes teepees para dormir confortável. Novamente, é um parque campismo que se diz pet friendly e, por isso, constituirá também local de descanso para o seu animal.

5 dicas para uma viagem tranquila com o seu cão:

–  Identificação: se a ideia é passear com o seu animal de estimação, garanta que este leva na coleira o nome e o número de telefone, para o caso de se perder.

– Saúde em dia: previna problemas maiores e garanta que as vacinas, medicação anti-pulgas e quaisquer outras necessidades de saúde estão garantidas.

–  Aposte em trilhos simples: nos passeios, comece por testar a resistência do seu animal em caminhos mais fáceis (como aqueles que deixámos acima). Se vir que não lhe falta força, salte para outro nível.

– Leve a cama do seu cão no carro: um objeto que lembra a casa e, por isso, um elemento calmante para acompanhar a aventura.

–  Faça paragens intermédias: com um animal a acompanhar a roadtrip, terá de fazer mais paragens do que aquelas que seriam necessárias se fosse sozinho. A cada ponto, aproveite para dar um passeio — garantindo, assim, que não surpresas indesejadas no carro.

Saiba mais em
Dá crédito à liberdade

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora