455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Judaísmo

Judaísmo

Holocausto. Papa ordena publicação de arquivos

Arquivos que vão ser tornados públicos remetem para o pontificado de Pio XII, tradicionalmente acusado de ter sido fraco face aos crimes.
Noticiário

7h. Segunda-feira começa o reforço de vacinação

As pessoas com mais de 80 anos ou que residam em lares vão começar a ser vacinados com a quarta dose. Naturalização de Abramovich foi apresentada como de interesse nacional pela comunidade israelita
Judaísmo

Sampaio e Drahi: sefarditas à luz da tradição

O Estado de Israel não teria judeus se a migração dependesse a meios de prova similares aos previstos pelo Governo, que está desfasado do mundo judaico e prescinde da sua genealogia-cultura-religião.
Holocausto

Morreu a mulher que escreveu a Lista de Schindler

Durante a II GG, Mimi Reinhardt, que trabalhava como secretária de Oskar Schindler, criou a lista de trabalhadores judeus que foram salvos da morte certa nos campos de concentração pelo empresário.
Ministério Público

Abramovich financiou organismo que o certificou

Presidente da Federação das Comunidades Judaicas da Rússia, um rabino amigo de Abramovich, certificou ascendência sefardita do milionário — que é um dos financiadores do organismo.
Judaísmo

Porto : Os critérios de certificação de sefardismo

As denúncias anónimas, as fontes anónimas e outros jogos de bastidores marcaram o último compasso da legislação que concedia a nacionalidade aos judeus descendentes de sefarditas portugueses. Foi pena
Judaísmo

Descentes de judeus sefarditas: e agora?

É na história e na genealogia, devidamente mapeada, demonstrada, certificada que se determina a descendência sefardita. Todos os demais critérios servem para impedir que se possa obter a nacionalidade
Cidadania

Abramovich e a lei da nacionalidade

A lei de atribuição da nacionalidade aos descendentes dos judeus portugueses abriu uma caixa de Pandora num país que não permitiu a cerca de 60% da população optar por ela aquando da Descolonização.
Livros

"Vou esconder que sou maçon? Era o que faltava"

Antigo líder da Comunidade Judaica de Lisboa, Joshua Ruah recorda a vida numa auto-biografia agora publicada. Em entrevista, fala sobre a guerra em África, o judaísmo como "sabedoria" e sobre a morte.
Livros

Anne Frank: livro retirado à venda em Portugal

Relatório sobre “Quem traiu Anne Frank?” não resistiu a escrutínio rigoroso. A editora retirou-o do mercado e pediu desculpas. Em Portugal, ainda continua nos escaparates.
Judaísmo

Judeus sefarditas: continua luta contra injustiça

A comunidade judaica tem vindo a fortalecer Portugal, contribuindo para o seu desenvolvimento e criação de emprego. Não merece, por isso, ser julgada da forma como temos vindo a assistir.
Noticiário

16h. Nacionalização de judeus sefarditas suspensa 

Depois da detenção do rabino Daniel Litvak, por suspeitas de corrupção e falsificação de documentos, a comunidade judaica do Porto suspendeu os processos de certificação de judeus sefarditas.
Noticiário

21h. Detido o líder da comunidade judaica do Porto

Em causa estão suspeitas de ilegalidades na emissão de certificados de nacionalidade para judeus sefarditas. Ainda neste jornal, o medo das pequenas e médias empresas perante o preço dos combustíveis.
Judaísmo

Lucros milionários com nacionalidade a sefarditas

Com as mudanças à lei na nacionalidade, a certificação de descendentes de judeus sefarditas gerou um negócio de várias dezenas de milhões de euros. Israelitas do Porto asseguram que não há ilicitudes.
Cidadania

57 mil judeus sefarditas naturalizados

Há mais de 80 mil pedidos pendentes. Desde 2015 e até final de 2021 foram concedidas naturalizações a 57 mil judeus sefarditas.
Holanda

Editora suspende novo livro sobre Anne Frank

A editora emitiu um pedido de desculpa esta segunda-feira, afirmando que deveria ter sido adotada uma postura "mais crítica"  na menção de um judeu como o traidor de uma família judia.
Holocausto

Sobrevivente pede combate ao ódio contra judeus

Inge Auerbacher lembrou que as últimas vítimas e testemunhas do Holocausto estão a morrer e garante que "manter viva a memória do Holocausto é uma tarefa difícil".
Literatura

As jovens judias que lutaram contra os nazis

Seduziam nazis para depois os matar. Fizeram explodir carruagens de comboios. Esconderam armas em ursos de peluche. Nos 77 anos do dia da Libertação de Auschwitz, a história dessas jovens judias.
Exposições

"Last Folio" e os documentos da memória judaica

Depois de 12 anos a correr mundo, as imagens de Yuri Dojc e Katya Krausova estão, a partir desta quinta-feira, no museu Berardo, interrogando-nos, sem complacência, sobre o genocídio dos judeus.
Judaísmo

2021 foi o ano "mais antissemita da última década"

"A média de incidentes antissemitas em 2021 foi de mais de dez por dia. O número real é significativamente mais elevado porque as vítimas não fazem denúncias", assinalam os organismos judaicos.
Auschwitz

77 anos do extermínio que chocou o mundo

O Exército Vermelho achava que a guerra já não o chocaria mais, até chegar a Auschwitz e encontrar figuras esqueléticas e sangue congelado no chão. As imagens do Dia da Libertação.
Judaísmo

A exposição do "tesouro" judaico mais bem guardado

Uns esconderam os papéis nas roupas e enterraram-nos nos guetos. Outro guardou-os numa igreja. Após batalha judicial, o mundo pode ter um vislumbre da vida dos judeus antes da II Guerra Mundial.
Nazismo

Anne Frank pode ter sido traída por notário judeu

Era um mistério quem teria denunciado aos nazis o esconderijo dos Frank. Os investigadores lutaram contra a ideia de que o traidor podia ter sido um judeu, mas foi – para ele próprio ficar a salvo.
Canadá

O português que é o fotógrafo preferido dos judeus

Ouvir a voz de uma avó em pânico na sinagoga mudou a vida do madeirense que, quando chegou ao Canadá, nunca tinha visto um judeu. Hoje as suas fotos de judeus são notícia no New York Times.
Judaísmo

Abramovich, o judeu israelita, lituano e português

Descrito durante anos apenas como um bilionário russo, desde que Abramovich se tornou cidadão de Israel e lançou a campanha “Diga não ao antissemitismo!” a sua condição de judeu passou a estar em foco
Itália

1982. Itália sabia e não travou ataque a sinagoga

No dia do ataque, o carro da polícia, que habitualmente vigiava a sinagoga, não lá estava. Serviços secretos italianos avisaram governo e chegou a especificar que sinagoga era local prioritário.
Holocausto

Viena inaugura memorial a vítimas do Holocausto

A Parede de Nomes de Shoah, inaugurada esta terça-feira em Viena, homenageia as vítimas do regime nazi na Áustria, com uma lista dos judeus perseguidos e assassinados durante a II Guerra Mundial.
Holocausto

Leilão de selos nazis desperta fúria em Israel

As ferramentas eram usadas pelos nazis para "tatuar" o número dos prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz, espetando o carimbo nos braços e aplicando a tinta na ferida.
União Europeia

Aplicar a estratégia de combate ao antissemitismo

A estratégia contra o antissemitismo proposta pela Comissão é positiva mas tem de ser aplicada na prática no interior das próprias instituições da UE. O número de judeus na Europa tem vindo a diminuir
História

França homenageia Aristides de Sousa Mendes

Milhares de pessoas salvas pelo Aristides de Sousa Mendes tinham nacionalidade francesa. "As autoridades francesas sempre homenagearam o diplomata", disse Dias. Ministra Darrieussecq marca presença.
História

Aristides de Sousa Mendes entra no Panteão

Cerimónia decorreu esta terça-feira em Lisboa, com políticos e familiares do diplomata. "Portugal, eternamente grato, o recorda e homenageia", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
História

"O Panteão tem de ser o princípio" para Aristides

A jornalista e investigadora Miriam Assor defende que "Aristides de Sousa Mendes merece todas as homenagens", mas é preciso tratar "da sua casa" e levá-lo "às escolas". O cônsul chega hoje ao Panteão.
Ano Novo

Diversidade e celebração

Hoje, a festa judaica do Ano Novo de 5782 ou um pensamento em face da desordem do mundo. Haja uma palavra de serenidade, de aviso, de possível esperança.
História

"Portugal ainda não reconhece origens judaicas"

Em "Arrancados da Terra" o historiador e escritor Lira Neto traça a errância dos judeus sefarditas portugueses. Desde que foram expulsos por D. Manuel I até ao momento em que se fixaram em Manhattan.
Zoom

Ataques a judeus podem ser passageiros

Ana Santos Pinto, investigadora do IPRI, explica que, apesar da recente subida de casos, 2019 foi o pior ano. Relacionar escalada de confrontos em Israel com ataques antissemitas é prematuro.
Lançamentos

Da segregação à inclusão dos judeus lisboetas

A história dos judeus de Lisboa é marcada pela segregação e perseguição mas também por momentos de tolerância e solidariedade. Há um novo livro que recorda o percurso desta comunidade.
Conflito Israelo-palestiniano

O anti-semitismo está bem e não se recomenda

Importa perceber que o anti-semitismo existe num pedaço razoável da consciência colectiva, e que é velho, e medonho, e que enfrentá-lo depende bem menos de palavras bonitas do que da força de Israel.
Sociedade

Porquê, sempre os judeus?

Continuamos a assistir por todo o mundo a uma onda de antissemitismo crescente, onde comunidades judaicas são perseguidas e uma vaga de ódio se instala na internet. Sempre foi fácil acusar o judeu.
Judaísmo

Judeus fazem queixa por autocolantes antifascistas

Os autocolantes de uma rede antifascista alemã foram colocados pelas 6h20 e na Sinagoga do Porto, numa altura que se verifica uma escalada de violência entre Israel e Palestina.
Israel

Israel usará "força crescente" contra Hamas

"Eliminámos comandantes do Hamas e isto é apenas o início", advertiu, horas depois de um ataque seletivo do Exército e dos serviços de inteligência para abater altos comandos militares das Brigadas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.