O ciclista português João Almeida será o chefe de fila da UAE Emirates na Volta a Itália de 2022, entre 6 e 29 de maio, anunciou este sábado a equipa, que confirmou as presenças de Rui Costa e Rui Oliveira.
João Almeida, de 23 anos, terminou o Giro em quarto lugar em 2020 e em sexto em 2021, então ao serviço dos belgas da Quick-Step Alpha Vinil, cumprindo agora a primeira grande volta pela equipa dos Emirados Árabes Unidos.
“Esta é uma corrida especial para mim, tenho excelentes memórias e estou entusiasmado de regressar ao serviço de uma grande equipa, na procura de grandes resultados juntos”, afirmou João Almeida, citado pela equipa.
O ciclista de A-dos-Francos explicou que a preparação para o Giro correu bem e que tem estado a treinar na Sierra Nevada, em Espanha, com alguns companheiros de equipa.
“Obviamente que o meu objetivo é conseguir um bom resultado na classificação geral, mas também temos o Fernando [Gaviria] para os sprints e outros corredores que já ganharam no Giro. Estou ansioso pelo início”, salientou.
O chefe de fila da UAE Emirates terá o apoio dos seus compatriotas Rui Costa e Rui Oliveira, também escolhidos para o Giro, para além dos italianos David Formolo, Diego Ulissi e Alessandro Covi, do argentino Maximiliano Richeze e do sprinter colombiano Fernando Gaviria.
O diretor desportivo Fabio Baldato confirmou que João Almeida será a aposta na Volta a Itália, referindo que a equipa tem capacidade para lhe dar o apoio necessário.
A Volta a Itália de 2022, a 105.ª edição da prova, começa em Budapeste, em 6 maio, e termina em Verona, em 29 do mesmo mês, depois de os participantes terem percorrido um total de 3.410 quilómetros, distribuídos por 21 etapas.