A rainha Isabel II não vai participar nas festas de jardim anuais. A monarca, que completou 96 anos a 21 de abril, tem tido problemas de mobilidade e de saúde e, agora, será representada por outros membros da família real, de acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira pelo Palácio de Buckingham. Mais detalhes sobre as festividades, nomeadamente quem irá em vez da rainha, serão “confirmados oportunamente”. Estas celebrações acontecem pela primeira vez desde 2019.

Todos os anos, no verão, até três festas de jardim ocupam o Palácio de Buckingham e uma outra acontece no Palácio de Holyrood, em Edimburgo. Em 2022, ano em que se celebra também o Jubileu de Platina que visa celebrar os 70 anos de reinado da monarca, as respetivas festas estão marcadas para os dias 11, 18 e 25 de maio, em Londres, e 29 de junho, já na Escócia.

De acordo com o comunicado, citado pela Sky News, a monarca deu ainda autorização para que seja a princesa Ana a substituí-la, na pele de anfitriã, na festa de jardim da associação “The Not Forgotten”, uma instituição de caridade afiliada às Forças Armadas britânicas que ajuda ex-militares em todo o Reino Unido. Esta festa acontece a 12 de maio, também no Palácio de Buckingham.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rainha Isabel II aparece em público com bengala, o que não acontecia há quase 20 anos

Segundo o Daily Mail, a decisão da casa real dever-se-á ao facto de as festas exigirem que a monarca esteja em pé durante mais de uma hora, além de exigir a sua deslocação de maneira a cumprimentar as pessoas presentes. Em outubro último, Isabel II apareceu em público a usar uma bengala, numa cerimónia na Abadia de Westminster — foi a primeira vez em quase duas décadas que recorreu a este apoio para se deslocar.

Rainha Isabel II cancela compromissos virtuais apesar de apresentar “sintomas leves”

Ainda em fevereiro deste ano, enquanto estava infetada com Covid-19, Isabel II cancelou alguns compromissos virtuais previamente agendados, ainda que, segundo o Palácio de Buckingham, apresentasse “sintomas leves”.