Em Pembroke Dock, uma vila no País de Gales, a última aeronave a ser construída, na década de 1970, não tem comparação com os restantes aviões: foi feita para navegar no espaço, numa altura em que o Império controlava uma galáxia muito, muito longe.

No dia 23 de maio, abre no mesmo espaço o Centro de Memória de Pembroke Dock, uma exposição onde é possível observar o modelo original da Millennium Falcon. De acordo com o Western Telegraph, a instalação conta a história por trás do modelo em tamanho real utilizado no filme da saga Star Wars “O Império Contra-ataca”. O modelo foi concluído em 1979, no hangar oeste utilizado anteriormente pela Força Aérea britânica. O nome de código (pouco eficaz)  da nave antes de ser utilizada no filme? “Rotunda mágica.”

Foi o segredo mais mal guardado em Pembroke Dock”, contou Gareth Mills, um dos responsáveis pelo Fundo de Memória de Pembroke Dock. “Toda a gente na vila sabia que estavam a construir um OVNI e essa história é uma parte importante da memória viva da vila.”

Segundo o responsável, esta exposição será um motor que irá impulsionar a economia na localidade.

Estamos muito entusiasmados“, afirmou ao The Guardian Mark Williams, residente local especialista na saga de ficção científica e que tem acompanhado o projeto de reabilitação do espaço ao longo de oito anos. “É extraordinário pensar que a Millennium Falcon do ‘Império Contra-ataca’ foi construída por trabalhadores aqui.”

A nave espacial tinha já aparecido no primeiro filme da saga, em 1977. Depois do sucesso do filme, foi construído um modelo integral em tamanho real para ser usado na sequela — o segundo filme estreou nos cinemas em 1980.

Pembroke Dock já era um lugar especializado na construção de naves espaciais, uma espécie de oficina galáctica. Um dos cenários utilizados por Stanley Kubrick em “2001: Uma Odisseia no Espaço” fora igualmente construído nesta vila do País de Gales.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR