Ao contrário do que é habitual sempre que chega um novo treinador do Benfica, Roger Schmidt não teve propriamente uma apresentação oficial. Chegou, teve algumas declarações no aeroporto de Lisboa a todos os meios presentes, assinou contrato no Museu Cosme Damião com o presidente Rui Costa, conheceu o Estádio da Luz, rumou ao Campus do Seixal. Pelo meio, reuniões, reuniões e mais umas quantas reuniões com mais declarações ao canal do clube após conhecer a infraestrutura onde está concentrado todo o futebol profissional dos encarnados. No dia do regresso aos trabalhos, daqui a um mês, haverá tempo para outras considerações, como o próprio técnico alemão terá referido aos responsáveis do clube. Agora, começa o contrarrelógio para tomar todas as decisões de breve prazo. E outra já está fechada.

Mihailo Ristic, que chegou na véspera a Lisboa, foi apresentado de forma oficial pelo Benfica, tornando-se assim o segundo reforço dos encarnados para a próxima temporada depois do avançado Petar Musa. Dúvida? Se o antigo jogador Montpellier vai ser concorrente ou sucessor de Grimaldo no lado esquerdo dos encarnados, numa altura em que a saída do defesa espanhol ainda não está colocada de parte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O internacional sérvio de 26 anos, que foi convocado para os próximos compromissos da sua seleção para a Liga das Nações (Noruega e Eslovénia em casa, Suécia e Eslovénia fora), assinou contrato por três época até 2025 com mais um ano de opção, materializando um acordo que estava há alguns meses feito após uma deslocação a Paris do diretor Rui Pedro Braz para uma reunião com jogador e os seus representantes.

Formado no Rudar Ugljevik e no Estrela Vermelha, foi na equipa de Belgrado que o lateral se estreou nos seniores, ficando no plantel principal entre 2013 e 2017 antes de ser vendido ao Krasnodar por dois milhões de euros mais 20% de uma futura transferência. A aventura na Rússia não correu bem, foi cedido ao Sparta de Praga e assinou pelo Montpellier em janeiro de 2019, tendo titular indiscutível no lado esquerdo da defesa do conjunto da Ligue nas duas últimas temporadas. Ristic ganhou apenas dois títulos na carreira, ambos no Estrela Vermelha e ambos no Campeonato da Sérvia. Agora, segue-se Portugal.

“Claro que sei muito sobre o clube, é um dos maiores da Europa. É o realizar de um sonho jogar num clube como o Benfica. Não podia estar mais feliz e orgulhoso. Muitas coisas fizeram-me escolher o Benfica. Primeiro, a grandiosidade do clube e as suas ambições, mas também o facto de o clube estar muito certo sobre as suas intenções. As ambições do clube e as minhas próprias ambições estão em sintonia. Desde o primeiro momento que não foi uma decisão difícil para mim. Estou muito certo disso. Desde o primeiro momento que estamos na mesma página. O diretor desportivo foi a Paris encontrar-se comigo e isso diz muito. Agradeço por tudo e agora estamos aqui”, comentou o internacional ao canal do clube.

“O treinador disse: ‘Se amas o futebol, amas o Benfica’. Tenho 100% de certeza que vamos estar juntos nessa ideia e que essa frase vai continuar connosco. Tal como disse ao diretor desportivo nos últimos dias, esta era uma conjuntura que eu estava à procura. Em termos futebolísticos, sei que a pressão e ambição que se vive no clube tem impacto nos adeptos e na cultura do país. Tinha falta de sentir isto. Sou muito ambicioso e estas coisas que o Benfica pode oferecer são aquilo que eu estava mesmo a precisar. Vim aqui para ganhar, não vim aqui para brincar. Estou cem por cento confiante de que vamos passar um bom tempo juntos. Estou ansioso pelos próximos desafios, mal posso esperar”, acrescentou ainda Ristic.