Um segundo barco russo chegou ao porto ucraniano de Mariupol, ocupado pelas forças de Moscovo, para levar aço da Ucrânia para a Rússia, noticiou este sábado a agência estatal russa TASS. Na segunda-feira passada, um barco russo retirou de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, 2.500 toneladas de aço, que foram transportadas para a região russa de Rostov.
As autoridades ucranianas consideraram estas operações como saques ilegais da Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.
Ainda segundo a agência TASS, as operações no porto de Berdiansk, vizinho de Mariupol e igualmente ocupado pela Rússia, serão restabelecidas dentro de dias. A agência cita Vladimir Rogov, um elemento da administração instalada por Moscovo nos territórios que ocupa na região de Zaporijia, no sudeste da Ucrânia.
Esta administração anunciou na quinta-feira que assumiu o controlo das propriedades estatais ucranianas na região. Segundo afirmou Rogov, citado este sábado pela TASS, estão a ser feitos trabalhados de desminagem no porto de Berdiansk desde quinta-feira, o que levará ainda alguns dias.
Quando começar a operar, o porto tem um potencial de rotação de carga de cinco a seis milhões de toneladas e pode ser usado para transbordo de produtos agrícolas, combustível ou minerais, segundo Rogov. Quanto a Mariupol, é o maior porto do mar interior de Azov e o único com esta localização onde é possível operar com todo o tipo de carga, mesmo durante o inverno.
O controlo da Rússia sobre o Mar de Azov (Kherson, Zaporijia e Donetsk), incluindo o porto de Mariupol, permite a Moscovo construir uma ponte terrestre para ligar o território russo à península da Crimeia, que ocupou e anexou em 2014.