Foram minutos, não mais do que uns minutos, mas uma eternidade nos tempos que correm para que não demorasse a ser notícia antes de deixar de ser: esta segunda-feira, Fábio Vieira aparecia já como reforço do Arsenal contratado este verão, numa página ainda em fotografia que rapidamente deixou de existir quando se tentava clicar na ligação. Agora, cerca de 24 horas depois, não há mesmo dúvidas: o conjunto londrino confirmou oficialmente a contratação do internacional Sub-21, que assinou contrato até 2027.

A dupla maravilha está de saída e vai render 80 milhões: Fábio Vieira a caminho do Arsenal, Vitinha também esperado na Premier League

O negócio tinha ficado praticamente selado apenas à espera das últimas formalidades na quinta-feira, altura em que se fecharam as negociações entre FC Porto e Arsenal e que o jogador fez uma curta interrupção nas férias que estava a passar na Grécia para viajar até Inglaterra. Logo no dia seguinte, a SAD dos azuis e brancos confirmou de forma oficial um princípio de acordo com a formação de Londres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um princípio de acordo com o Arsenal FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Fábio Vieira pelo valor de 40M€ (quarenta milhões de euros), sendo que destes, 5M€ (cinco milhões de euros) estão dependentes da concretização de objetivos desportivos. Mais se informa que o acordo final está ainda ser ultimado esperando-se a sua concretização nos próximos dias”, explicou o comunicado à CMVM.

A primeira confirmação já chegou: FC Porto anuncia “princípio de acordo” para venda de Fábio Vieira ao Arsenal

O esquerdino de 22 anos, que foi um dos grandes destaques na qualificação da Seleção Sub-21 para o Europeu da categoria com sete golos e três assistências em oito jogos, teve a sua melhor época no Dragão em 2021/22, terminando com sete golos e 16 assistências em 39 jogos (e 1.994 minutos). Após ter sido campeão nacional e europeu de juniores em 2019, Fábio Vieira ganhou depois dois Campeonatos e uma Taça de Portugal pelos azuis e brancos desde que subiu à equipa A, na época seguinte de 2019/20.

“Estou muito entusiasmado, claro. É um passo importante em frente na minha carreira. O Arsenal é um clube gigante e histórico, por isso estou muito satisfeito por estar aqui na minha nova casa. O Arsenal é um dos maiores clubes do Mundo. Toda a gente sabe que o Arsenal é uma equipa fantástica. Isso foi um dos fatores que esteve por trás da minha decisão de vir para o Arsenal. Gosto muito da forma como a equipa joga e mal posso esperar por começar. Já tive oportunidade de falar com o Nuno Tavares, falou-me um pouco do clube. Há pessoas fantásticas aqui que me ajudaram com tudo o que precisei”, comentou Fábio Vieira nas primeiras declarações como jogador dos gunners aos meios do clube.

“Chegou ao fim a minha ligação com este enorme clube. Foram 15 anos de dragão ao peito. Cheguei um menino ao clube que eu amo, que me incutiu valores essenciais para o homem e jogador que sou hoje. Consegui alcançar aquilo com que sempre sonhei, ser campeão nacional pelo FC Porto. Sinto-me eternamente grato ao FC Porto e a toda a nação portista, que sempre me recebeu e acarinhou de braços abertos ao longo desta caminhada. Um especial agradecimento a todas as pessoas que me acompanharam e trabalharam comigo durante estes anos, pois tiveram um contributo enorme no meu crescimento. Aqui fiz grandes memórias e grandes amizades, que vou guardar para sempre. Obrigado por tudo nação portista. Para sempre Dragão!”, escreveu o jogador na despedida dos azuis e brancos.