Os pernes de roda que prendem a jante ao cubo de roda podem desapertar-se e causar a perda de uma ou mais rodas em dois dos mais recentes eléctricos do mercado – tão novos que ainda nenhum iniciou o período de entregas a clientes portugueses. Os modelos em causa são o Subaru Solterra e o Toyota bZ4X, ambos produzidos pela Toyota, numa das suas fábricas no Japão.
Habitualmente é a autoridade norte-americana de segurança rodoviária (NHTSA, de National Highway Traffic Safety Administration) que mais rapidamente reage aos problemas de fiabilidade ou segurança relacionados com modelos comercializados nos EUA, mas desta vez a própria Toyota antecipou-se, segundo a Reuters, anunciando o recall de 5300 veículos, entre o Solterra e o bZ4X. A chamada às oficinas foi anunciada nos EUA, enquanto no Japão este mesmo construtor submeteu o recall ao ministro dos Transportes. Na Europa, lamentavelmente, ainda não existe um organismo para apressar este tipo de chamadas à oficina.
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Subaru Solterra
A Subaru não tem representação de momento no nosso país e a Toyota ainda não iniciou as entregas do novo bZ4X, pelo que não há clientes nacionais na posse de unidades equipadas com os pernes ou cubos defeituosos. Segundo os construtores, a esmagadora maioria dos veículos ainda não chegou aos clientes, estando a caminho dos stands ou a aguardar processamento da documentação.
Das 5300 unidades, 2700 são Toyota bZ4X. Entre estes, 110 ficaram no Japão, enquanto 260 viajaram para os EUA e 20 para o Canadá, com uma centena a ser distribuída por mercados de menores dimensão. A maior quantidade de bZ4X foi exportada para a Europa, cerca de 2200, por ser este o mercado que mais necessita da contribuição de veículos eléctricos para que o construtor respeite os limites de emissões de CO2. A Subaru distribuiu 2600 unidades do Solterra, quase exclusivamente nos EUA, e também esses modelos já foram alvo de um recall.
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Toyota bZ4X
Apesar de poucas unidades estarem na posse de clientes, especialmente as da Toyota, este construtor publicou um pedido de desculpas no seu site japonês, garantindo que irá investigar o sucedido para apurar o que correu mal e onde está o defeito. Assegurou ainda que procederá à reparação dos veículos assim que possível, para que possam ser finalmente entregues aos seus proprietários, mas já sem problemas. Até lá, Subaru e a Toyota aconselham a que os eléctricos em causa não sejam utilizados e os mantenham parados até serem reparados.