786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Chega de não saber o que vestir de manhã. Vêm aí temperaturas tórridas: a partir da próxima semana país vai chegar aos 40ºC

Este artigo tem mais de 1 ano

Uma anomalia nas temperaturas fará com que a partir de quinta os termómetros fiquem 3 a 5ºC acima do normal para esta época do ano. Todo o país ficará acima dos 30ºC. No interior chegará aos 40ºC.

Se é dos que andou a resmungar com o tempo incerto destas duas últimas semanas, que incluíram aguaceiros, muito vento e pior clima que o dos países escandinavos, as suas irritações por não saber o que vestir de manhã estão prestes a passar. Se é dos que gosta deste tempo mais fresco, apesar de já estarmos em julho, lamento, mas as notícias não são boas. Na próxima semana, ou melhor, nos próximos 15 dias, as previsões apontam para muito calor. E ponha ‘muito calor’ sublinhado. Estamos a falar de temperaturas acima dos 40ºC no interior do país. E de valores anormais para a época, pelo menos 5ºC mais altos do que é habitual.

Curiosamente, esta anomalia meteorológica vai sentir-se mais a norte do que a sul. Na próxima semana, as temperaturas estarão 3 a 5ºC acima do normal a norte e 1 a 3ºC superiores ao normal no sul. Na semana seguinte, de 11 a 17 de julho, segundo as previsões do IPMA, só o litoral e o Algarve é que ficarão mais frescos.

O calor chegará em duas fases. Este fim de semana as temperaturas já vão estar mais altas, devido a uma massa de ar quente vinda do norte de África — que mais uma vez pode trazer associada as poeiras do Saara. Mas, mesmo assim, vai manter-se alguma alguma instabilidade até quarta, com chuva a norte e centro. A partir daí, sim, os termómetros entram no ‘vermelhão’ e esperam-se também noites tropicais.

De forma mais concreta, usando Lisboa como exemplo, este sábado e domingo conte com céu pouco nublado, máximas a rondar os 30ºC e as mínimas entre os 16º e os 17ºC; nos próximos estarão 35ºC durante o dia e 20ºC à noite. Dando a volta pelo país, as previsões são generalizadas: a meio da semana as temperaturas disparam e poucas zonas ficarão abaixo dos 30ºC de máxima. Com o aproximar do fim de semana, o calor intensifica-se, com o interior, sobretudo as zonas do Alentejo, a chegar aos 40ºC: domingo, 17, preveem-se 41ºC para Évora, 40ºC para Beja e Coimbra, Braga chegará aos 38º tal como Coimbra, e só Faro e Porto estarão mais ‘fresquinhos’, nos 31ºC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora