A italiana Samantha Cristoforetti tornou-se na primeira astronauta europeia a caminhar no espaço, depois de ter feito uma caminhada fora da Estação Espacial Internacional.

Segundo o El País, o feito aconteceu ao início da tarde desta quinta-feira. A astronauta italiana iniciou com o cosmonauta russo, Oleg Artemyev, uma caminhada que pode durar até 7 horas, a mais de 400 quilómetros da superfície terrestre. O “passeio” pode ser acompanhado através do Youtube.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, os dois astronautas possuem fatos especiais. O do russo tem listas vermelhas e o da italiana listas azuis. Nesta caminhada, denominada de atividade extraveicular, Oleg e Samantha vão instalar plataformas e um adaptador “hardware” da estação de trabalho. As tarefas estão relacionadas com o novo braço robótico europeu.

Esta é a terceira caminhada espacial em torno do braço robótico que “traz novas formas de operar máquinas automáticas para o complexo orbital. Será capaz de realizar muitas tarefas de forma automática ou semi-automática, pode ser direcionado tanto de dentro com de fora da Estação, e pode ser controlado diretamente ou programado com antecedência”, explica a agência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR