O primeiro-ministro britânico demissionário acredita que Winston Churchill teria “aplaudido” e “provavelmente chorado” quando Zelensky disse, no início da invasão russa, que precisava de armas e por o líder ucraniano não ser retirado da Ucrânia.

O The Guardian refere que as declarações de Johnson foram feitas durante uma cerimónia no número 10 de Downing Street, na qual concedeu a Volodymyr Zelensky o Prémio Sir Winston Churchill.

O Presidente Zelensky enfrentou um teste de liderança tão severo como o de Churchill”, sublinhou.

Boris Johnson destacou o papel do líder ucraniano ao longo dos cinco meses de guerra na Ucrânia, comparando a liderança de Zelensky à do antigo primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Johnson disse ainda que consegue imaginar o “espírito” de Churchill a acompanhar o líder ucraniano e a apontar o caminho a seguir através de cada obstáculo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Com a compostura churchiliana, mostrou ao mundo o que a coragem moral e física significam realmente. A sua dignidade e serenidade sob uma pressão extrema comoveram milhões. Tem sido uma verdadeira honra chamá-lo meu amigo e é um imenso privilégio entregar-lhe este prémio”, disse ainda Boris Johnson.

Durante a cerimónia estiveram presentes membros da família de Churchill e o embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadym Prystaiko.

O Presidente da Ucrânia acompanhou a cerimónia à distância através de uma videochamada. Durante o discurso, Zelensky afirmou que era uma honra receber o “prémio”, que disse ser também de Johnson.

“A Ucrânia não foi abandonada depois de 24 de fevereiro. Tivemos aqueles que nos ajudaram, que nos tempos mais negros se lembraram do que é a honra e que não pensaram em desistir perante o desafio: estou a falar de ti, Boris”, sublinhou.