O incêndio que deflagrou no concelho da Covilhã às 3h18 de sábado continua com uma frente ativa na zona das Penhas da Saúde e está esta segunda-feira de manhã a ser combatido por mais de 620 bombeiros, apoiados por quase 200 veículos terrestres e 9 meios aéreos.

À Rádio Observador, o vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã adiantou uma primeira estimativa sobre o impacto do fogo: já terão ardido entre mil a 1.500 hectares no Parque Natural da Serra da Estrela. José Serra dos Reis acrescentou que a frente ativa do fogo está numa zona de difícil acessos e continua a motivar alguma preocupação, mas referiu que a expectativa é que esta frente fique dominada durante a manhã.

O incêndio no concelho da Covilhã era, ao final da noite de domingo, a única “ocorrência importante” no país relativa a fogos.

[O ponto de situação feito esta manhã pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã à Rádio Observador, para ouvir aqui:]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Covilhã lamenta “mil hectares” ardidos na Serra da Estrela

Ainda este domingo, soube-se que o incêndio alastrou para Manteigas, no distrito da Guarda, de acordo com a Lusa. O fogo já obrigou ao corte da Estrada Nacional 338, que faz a ligação entre Piornos e Manteigas, e à evacuação da Praia Fluvial de Verdelhos e, segundo a CNN Portugal, de um hotel em Manteigas, ao final da tarde deste domingo.

Dois bombeiros tiveram de ser hospitalizados

À Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco avançou que dois dos bombeiros foram hospitalizados com ferimentos. O terceiro não tinha ferimentos, mas foi retirado do local por motivo de doença.

O CDOS de Castelo Branco indicou também à Lusa que o incêndio acontece numa zona de montanha e “está a decorrer mesmo na zona do Maciço Central da Serra da Estrela”. Continua ativo e “não existem casas em perigo”. O CDOS de Castelo Branco também disse que a falta de acessos “está a condicionar o combate [ao incêndio]”.

De acordo com a mesma fonte, à Lusa, até ao momento, o percurso da etapa da Volta a Portugal em bicicleta não está comprometido.

Às 7h de este sábado, mais de 600 operacionais combatiam o incêndio, segundo dados da Proteção Civil. A essa hora, 626 operacionais estavam no terreno, apoiados por 187 viaturas, informava a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Cortada Estrada Nacional 338

O incêndio de Garrocho obrigou ao corte da Estrada Nacional 338, que faz a ligação entre Piornos e Manteigas, e ainda à evacuação da Praia Fluvial de Verdelhos.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco disse à agência Lusa, pelas 16h45, que o fogo originou o corte da Estrada Nacional 338, que “liga a zona dos Piornos a Manteigas”, e ainda obrigou à evacuação da Praia Fluvial de Verdelhos.

Notícia atualizada com evolução do combate ao incêndio ao início da manhã