O Ministério da Administração Interna (MAI) revelou esta quarta-feira que a identificação dos adeptos que causaram distúrbios em Guimarães “vai ser remetida ao Ministério Público por indícios da prática de crime de participação em motim”.

Adeptos do Hadjuk Split provocam desacatos no centro de Guimarães. PSP identificou 154 adeptos e fala em “pequeno incidente”

Apesar de os adeptos da equipa do Hajduk Split terem sido acompanhados por elementos da polícia croata, existem “indícios” de que os mesmos tenham “organizado” a sua chegada a Portugal “de forma a não serem detetados pelas autoridades”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, o MAI escreveu também que os incidentes “foram organizados com elevado grau de premeditação, com a participação de membros de pelo menos um grupo organizado de adeptos nacional”. Nas redes sociais já esta quarta-feira tinha sido sugerida uma possível participação dos No Name Boys, grupo de adeptos associado ao Benfica, nos desatacados em Guimarães.

Desde aos anos 90 que os No Name Boys, grupo associado ao Benfica, e os adeptos do Hajduk Split mantêm uma relação de proximidade. Segundo o jornal Público, a Polícia de Segurança Pública encontra-se a investigar a possível ajuda dos No Name Boys a adeptos em Guimarães.

Vitória vence Hajduk Split por 1-0 mas falha acesso ao play-off da Liga Conferência Europa

“Verificou-se que apenas um pequeno grupo de adeptos organizou a sua deslocação com conhecimento das autoridades, entrando em Portugal por via aérea”. Os restantes contaram “com o apoio de membros de claques associadas a clubes portugueses” para organizar a deslocação e estadia.

Após os desacatados desta terça-feira, a Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou 154 cidadãos por terem arremessado cadeiras e tochas no centro histórico de Guimarães.

Na nota emitida esta quarta-feira, o Ministério da Administração Interna salienta que as autoridades reforçaram a presença policial em Guimarães, “que se manterá até que os adeptos croatas regressem ao seu país”. A PSP vai ainda “adotar medidas de vigilância sobre os membros dos organizados de adeptos portugueses que possam protagonizar situações de alteração da ordem pública”.

Adeptos croatas tentam agredir jornalistas após jogo com V.Guimarães

Depois dos desacatos de terça-feira à noite e no final de um jogo em que o V.Guimarães venceu o Hadjuk Split por 1-0, os adeptos do clube croata tentaram agredir os jornalistas que se encontravam junto à porta de saída.

Vitória vence Hajduk Split por 1-0 mas falha acesso ao play-off da Liga Conferência Europa

O Observador sabe que os adeptos do Hadjuk Split saíram do estádio cerca de uma hora após o final da partida para que a polícia conseguisse organizar o perímetro de segurança e dispersar os apoiantes para evitar novos confrontos. Porém, no momento da saída do estádio, os adeptos do Hadjuk Split não gostaram da presença de jornalistas e tentaram agredi-lhos e danificar o material técnico.

À rádio Observador, o comissário Vítor Silva, do comando da PSP de Braga, revelou que duas pessoas foram detidas e 90 identificadas na sequência destes novos confrontos. Um adepto croata foi detido por agressão a um jornalista e um adepto português por ter lançado objetos contra a polícia.