Foi literalmente chegar, ver e garantir o acesso para vencer (mais logo). Naquela que é a primeira manhã dos Campeonatos da Europa de atletismo, que se realizam inseridos nos Europeus Multidesportos que arrancaram na última quinta-feira em Munique e que concentram nove modalidades distintas, Auriol Dongmo necessitou apenas de um lançamento para garantir lugar na final do lançamento do peso.

Com um registo ainda assim moderado de qualificação direta na fasquia dos 18,60, a atleta nacional teve um ensaio inicial a 19,32, ficando de imediato com a melhor marca do apuramento e sendo a única a fazer um registo de acesso direto à final numa ronda inicial discreta a nível de ensaios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final dos três ensaios da qualificação, apenas mais três atletas conseguiram alcançar o apuramento direto para a prova decisiva: no grupo A, onde estava Auriol Dongmo, a neerlandesa Jorinde van Klinken (18,62); no grupo B, a também neerlandesa Jessica Schilder (18,95) e a alemã Katharina Maisch (18,65).

Caiu mas não vacilou: Auriol Dongmo conquista no peso a primeira medalha de ouro de Portugal nos Europeus de Pista Coberta

Assim, as últimas oito vagas para a final surgiram nas repescagens e foi assim que a outra portuguesa presente na prova, Jéssica Inchude, conseguiu também vaga para a prova desta noite com a marca de 17,64. Ficaram também apuradas Sara Gambetta (Alemanha, 18,53), Axelina Johansson (Suécia, 17,97), Julia Ritter (Alemanha, 17,80), Fanny Roos (Suécia, 17,79), Dimitriana Bezede (Moldávia, 17,76), Maria Belén Toimil (Espanha, 17,72) e Sophie McKinna (Grã-Bretanha, 17,33).

A única promessa que Auriol fez foi ter fé no seu trabalho. Não chegou. “Este é o pior lugar, a coisa mais horrível da minha vida…”

Auriol Dongmo procura em Munique juntar o título europeu ao Ar Livre à medalha de ouro conquistada nos Europeus de Pista Coberta de Torun, no ano passado. Entre uma e outra prova, a lançadora acabou os Jogos Olímpicos de Tóquio no quarto lugar, foi campeã mundial de Pista Coberta este ano em Belgrado e não conseguiu melhor do que uma quinta posição nos recentes Mundiais ao Ar Livre de Eugene.

A redenção depois da “coisa mais horrível da vida”: Auriol Dongmo sagra-se campeã mundial de Pista Coberta