910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mack Rutherford entra no Guinness Book como o piloto mais jovem a dar a volta do mundo

Este artigo tem mais de 2 anos

Mack Rutherford percorreu 52 países em 221 horas, passando por cinco continentes ao longo de 54.000 quilómetros. "Os jovens podem fazer a diferença", diz Rutherford.

Rutherford sonhava ser piloto desde os três anos de idade e tornou-se o mais jovem do mundo, em setembro de 2020, aos 15 anos
i

Rutherford sonhava ser piloto desde os três anos de idade e tornou-se o mais jovem do mundo, em setembro de 2020, aos 15 anos

PA Images via Getty Images

Rutherford sonhava ser piloto desde os três anos de idade e tornou-se o mais jovem do mundo, em setembro de 2020, aos 15 anos

PA Images via Getty Images

Um pequeno avião e 52 países em 221 horas. Um jovem piloto britânico-belga, de 17 anos, tornou-se, esta quarta-feira, no piloto mais jovem a dar à volta ao mundo (sozinho). O novo recordista do Guinness Book aterrou na Bulgária, onde tinha iniciado a sua viagem em 23 de março, após percorrer cinco continentes ao longo de 54.000 quilómetros.

A aventura inclui tempestades de areia no Sudão, calor extremo no Dubai, encerramento de aeroportos na Índia, chuvas e vários problemas técnicos. Além disso, Mack Rutherford chegou a aterrar às escuras, sem luzes na pista, numa ilha abandonada do Pacífico. Tinha saído do Japão com destino ao Alasca, quando após 10 horas de voo precisou de fazer uma paragem para descansar.

Tive de dormir num pequeno barracão na berma da pista porque a pequena ilha estava completamente abandonada há mais de 10 anos”, contou Rutherford, citado pelo jornal britânico The Guardian.

O jovem piloto voou da região do Golfo até à Índia, China, Coreia do Sul e Japão. Atravessou o norte do Pacífico até ao Alasca e seguiu pela costa oeste dos EUA até ao México, passando pelo Canadá e, atravessando o Atlântico, rumou à Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final da aventura, Rutherford foi recebido por uma enorme multidão, numa pista a oeste da capital Sofia. Entre os apoiantes estavam os pais e a irmã mais velha — os três pilotos. O pai, Sam, disse estar extremamente orgulhoso das conquistas dos seus filhos. Zara, a irmã mais velha, também já foi detentora do recorde e foi a primeira mulher a conquistá-lo, com 19 anos, em janeiro deste ano.

Com esta viagem, estou também a tentar mostrar que os jovens podem fazer a diferença, não é preciso ter 18 anos para fazer algo especial. Basta seguires os teus sonhos e eles acabarão por se tornar realidade”, disse o jovem.

Rutherford sonhava ser piloto desde os três anos de idade e tornou-se o mais jovem do mundo, em setembro de 2020, aos 15 anos. O recorde Mundial de Guinness do piloto mais novo a dar a volta ao mundo a solo era detido pelo britânico Travis Ludlow, que completou o feito com 18 anos e 150 dias.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.