Com a taxa de inflação sem habitação a 12 meses em agosto a atingir os 5,43%, as rendas no próximo ano arriscam subir nesse valor, se não houver medidas que contenham essa escalada.

Ao Observador o Ministério das Infraestruturas e Habitação revela ter o assunto em análise, acompanhando “as preocupações manifestadas sobre o tema”. Fonte oficial, contactada pelo Observador, esclarece que “o Governo está a acompanhar as preocupações que têm sido manifestadas sobre este tema, nomeadamente pelas várias associações do setor”, estando, “neste momento, o assunto ainda em análise”.

Na próxima segunda-feira haverá Conselho de Ministros extraordinário para aprovar o pacote anti-inflação, revelou já o primeiro-ministro António Costa.

A inflação média dos últimos 12 meses, excluindo a componente da habitação, fixou-se nos 5,43%. É esta a taxa que conta para a atualização das rendas em 2023. O dado final só será apurado quando a 12 de setembro o INE divulgar a taxa final. Em 2022, as rendas subiram 0,43%.

Inflação atinge 9% em agosto. Rendas podem subir 5,43% em 2023

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR