A flash interview e posterior conferência de imprensa de Sérgio Conceição já eram muito aguardadas à luz de todos os acontecimentos da semana na sequência da goleada sofrida pelo FC Porto no Dragão frente ao Club Brugge mas um novo empate no Campeonato, desta vez com o Estoril e resgatado com uma grande penalidade nos descontos, aumentava ainda mais o interesse nas explicações do treinador portista, que saiu visivelmente agastado do relvado depois de ter trocado também algumas palavras com o árbitro Luís Godinho. Antes, à SportTV, falou Mehdi Taremi. E por causa de Mehdi Taremi não falou Conceição.

Reagir sem agir como Uribe nunca chega para entrar na Linha (a crónica do Estoril-FC Porto)

Numa primeira questão, o iraniano foi instado a comentar o encontro em termos globais depois de marcar o castigo máximo aos 90+9′ que deu ainda um ponto aos azuis e brancos. “Foi um jogo difícil, sabíamos que ia ser assim, trabalhámos muito antes para isso. Na primeira parte não jogámos bem, na segunda parte jogámos muito melhor, criámos muitas oportunidades para marcar, fomos falhando, acertámos duas vezes nos postes. Podíamos ter ganho o jogo. Esta foi uma semana difícil mas temos de continuar a trabalhar para melhorarmos no futuro”, respondeu o avançado, de regresso à equipa após castigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De seguida, uma outra pergunta sobre o facto de ser normal ver o FC Porto ganhar depois de uma derrota, como tinha acontecido após os desaires em Vila do Conde com o Rio Ave e em Madrid com o Atlético. “Isto é futebol, às vezes também acontece. Temos de manter o foco e a nossa confiança para jogar no futuro. Temos de fazer melhor no futuro”, explicou o iraniano, melhor marcador dos dragões esta época.

Por fim, uma questão ainda sobre o lance que valeu a expulsão na Liga dos Campeões com os colchoneros, naquela que seria a primeira oportunidade para abordar na primeira pessoa esse vermelho depois de ter recebido apenas o prémio de Melhor Homem do Jogo diante do Desp. Chaves após a vitória por 3-0 no Dragão sem declarações na zona de entrevistas rápidas (onde esteve então Fábio Cardoso).

– Tem havido muitos comentários, simulação, não simulação, Taremi, um avançado muito bom mas que faz muitas simulações… Há muitos comentários, não sei se é verdade ou não…
– Essa é a sua questão?
– Não sei se é verdade ou não, queria que me dissesse…
– Viu essa ação, viu?
– Vi mas gostava que me falasse sobre ela, queria saber a sua opinião…
– O meu pé esquerdo estava debaixo do pé do Witsel. Não é simulação quando existe um contacto. Mas isso não é nada, deveríamos estar a falar deste jogo e não disso…

Taremi acabou depois por ser retirado da zona de entrevistas rápidas por um elemento do FC Porto desagradado com a última questão colocada mas a posição dos azuis e brancos estaria longe de ficar por aí, logo à cabeça com Sérgio Conceição a recusar marcar presença na flash interview e na conferência de imprensa por esse episódio, como Francisco J. Marques viria a confirmar através do seu Twitter.

“Vergonhoso o comportamento do jornalista da SportTV nas perguntas ao Taremi. Estes corajosos nunca na vida fazem uma pergunta difícil aos de Lisboa. Em protesto e muito bem, Sérgio Conceição não compareceu na flash“, anunciou o diretor de informação e comunicação do FC Porto.

Já Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, foi bem mais cáustico nos comentários ao que se passou, com um texto mais longo na página pessoal que tem no Facebook. “Uma provocação abjeta na flash interview por parte do pseudo-repórter da Sport TV. Resolveu questionar Taremi sobre a expulsão ocorrida em Madrid. Uma vergonha, um nojo, em vez de falar do jogo na Amoreira, onde Taremi marcou um golo, o jornalista resolveu provocar um jogador que, exausto, bem pode ter-se excedido. E era isso que o jornalista queria… para ser um herói. Como Taremi é um senhor, o repórter ficou-se e finou-se, apenas como um perfeito imbecil. Não haverá consequência. Espero apenas que cada vez que este senhor fizer uma pergunta a um qualquer jogador – seja qual for o seu clube – este lhe pergunte de volta se sabe o que é um flash interview“, escreveu o também vice-presidente no Conselho Superior do FC Porto.

Em campo, os dragões tiveram mais um tropeção na Amoreira, deixando dois pontos num empate com o Estoril. Depois das quatro vitórias a abrir a temporada, o FC Porto conseguiu apenas duas vitórias e um empate nos últimos seis jogos, sendo que nos derradeiros quatro venceu apenas o Desp. Chaves. Desde março que os azuis e brancos não tinham dois encontros seguidos sem ganhar, sendo que esses números não afetam aquele que está a ser o rendimento de Taremi, autor do golo mais tardio a dar pontos ao FC Porto: o iraniano leva um total de sete golos e duas assistências em nove encontros em 2022/23, cinco no Campeonato onde lidera a par de Banza (Sp. Braga) e Aziz (Rio Ave). No entanto, o primeiro penálti convertido pelo avançado esta temporada não chegou para evitar que o conjunto de Sérgio Conceição já tivesse perdido mais pontos em sete rondas do que em toda a primeira volta de 2021/22.