“Há duas semanas tivemos um jogo contra o Mafra, em que temos um golo anulado que poderia ser o 2-2. A semana passada temos um golo anulado com o Estrela da Amadora. Esta semana temos uma expulsão… É uma expulsão de Liga portuguesa. Já estamos habituados, é mais do mesmo. Isto é difícil para nós. Vemos isto a acontecer na equipa A do Benfica, na equipa B, nos juniores… Eu acredito que um dia vão voltar a respeitar o Benfica. Neste momento não estão a respeitar. Isto acaba por ser muito difícil para toda a gente que faz parte deste clube. Há que valorizar o trabalho de todos. O sacrifício foi incrível. Hoje não nos deixaram ganhar”, comentou Henrique Araújo na zona de entrevistas rápidas da SportTV depois da derrota do Benfica B frente ao Rio Ave. Uma derrota que, resultado à parte, ficou marcada por um ato de racismo nas bancadas que mereceu um pedido de desculpas da equipa da casa.

Rui Pedro Braz voltou a ser expulso do banco no dérbi e acabou com duras críticas: “Se nos faltam ao respeito, temos de dizer basta”

Sandro Cruz, lateral dos encarnados, falou no caso nas redes sociais (sendo que foi bem audível através da transmissão televisiva), houve uma onda de solidariedade do Benfica e não só perante o ato, o próprio jogador admitiu dias depois que estava a ser complicado gerir a situação. No entanto, esse jogo é recordado agora por outros motivos relacionados com aquilo que o jovem avançado disse na flash interview.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quando estás em depressão parece que nada faz sentido”: o desabafo de Sandro Cruz, jogador do Benfica vítima de racismo

“O Sport Lisboa e Benfica repudia de forma veemente o castigo aplicado ao jogador Henrique Araújo pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Uma decisão inaceitável face ao teor das declarações, em mais um ato de total desrespeito pelo Benfica por parte deste órgão da FPF. Os jogadores do Benfica estão comprometidos e empenhados com o clube, com os objetivos imediatos que se avizinham, e o seu foco e ambição em nada se vão alterar com mais esta provocação por parte deste Conselho de Disciplina que já perdeu toda a credibilidade”, escreveu o clube na terça-feira em comunicado, depois de ter sido conhecido o castigo de um encontro de suspensão mais uma multa de 535 euros.

Rio Ave solidário com jogador do Benfica B alvo de racismo em Vila do Conde

“Num jogo em que a nossa equipa B foi claramente prejudicada, para mais na sequência de outros (equipas A e B) com evidentes más decisões de arbitragem em nosso prejuízo, Henrique Araújo teve uma declaração em que exigiu respeito pelo Benfica. No mesmo jogo, um nosso atleta foi vítima de insultos racistas. Conclusão: o Conselho de Disciplina da FPF penalizou em 890 euros o clube cujo adepto cometeu um ato racista, enquanto o Benfica, além de ter o jogador suspenso por um jogo, ainda é multado em cerca de 64 mil euros pelas declarações proferidas face a erros de arbitragem que sucessivamente o prejudicaram”, começa por apontar agora o conjunto da Luz na habitual newsletter diária.

O voo de Henrique Araújo, do início no Andorinha aos golos pelas águias – e a um recorde na Youth League

“Uma decisão do Conselho de Disciplina desproporcionada quanto ao castigo e à multa, ainda mais quando comparamos com declarações de muito maior gravidade por parte de outros intervenientes e que não mereceram a mesma atenção deste Conselho de Disciplina, o que sublinha, cristalinamente, a falta de equidade e critério deste órgão. Tudo isto é acintoso e uma afronta ao Benfica”, prossegue.

Benfica renova contratos de António Silva e Henrique Araújo até 2027

“O Benfica vai recorrer junto do TAD [Tribunal Arbitral do Desporto] desta decisão absurda, quer da exclusão do jogador, quer da multa aplicada. Só para recordar: 890 euros depois de um ato racista num campo de futebol para o Rio Ave, 64 mil euros para o Benfica por declarações justificadas após erros arbitrais com influência nos resultados. Está na altura de a FPF [Federação Portuguesa de Futebol] acabar com este órgão que nada mais faz que descredibilizar e desprestigiar o futebol português”, conclui.