A segunda volta já está marcada e Lula da Silva tem menos de 30 dias para conquistar os votos que fugiram das suas mãos este domingo. Para já, importa olhar para o mapa do Brasil para perceber onde é que o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu ganhar e onde é que perdeu eleitorado em relação às eleições de 2018 — ano em que o candidato foi Fernando Haddad. Agora, na primeira volta e com praticamente 100% das urnas apuradas, Lula conseguiu conquistar 14 estados, num claro domínio do nordeste do país.

Começando pelos três maiores estados, Lula só conseguiu a vitória em Minas Gerais, perdendo São Paulo e Rio de Janeiro para Bolsonaro. Este pode ser, no entanto, um bom presságio. Na primeira volta das últimas eleições, Bolsonaro tinha conseguido a maioria dos votos nestes três estados, que são aqueles que concentram uma enorme fatia da população e que são, normalmente decisivas no processo eleitoral. Agora, Lula conseguiu ultrapassar o ainda Presidente do Brasil, com mais de 48%, contra os quase 42% de Bolsonaro.

Resultados. Lula vence com 48% mas Bolsonaro, com 43% dos votos, adia decisão para a segunda volta

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E mais: tendo em conta o percurso histórico dos resultados em Minas Gerais, é comum que o candidato que ganha neste estado vença as eleições. A última vez que não se cumpriu esta tendência foi em 1950, na eleição de Getúlio Vargas. Além do tamanho de Minas Gerais, que tem quase 21 milhões de habitantes, este estado é visto como uma miniatura do Brasil — sobretudo pelas diferenças sociais e económicas que ali se encontram.

Depois, além de ganhar um dos três grandes estados, Lula conseguiu ganhar no quarto maior estado do país, a Bahia, conseguindo rondar os 70% do total de votos — é o equivalente a mais de cinco milhões de votos. Este estado não foi, no entanto, uma surpresa, já que na eleição de 2018 o Partido dos Trabalhadores também conseguiu aqui uma vitória.

Eleito para o Senado brasileiro, Sérgio Moro anuncia apoio a Jair Bolsonaro

Continuando nos estados em que Lula conquistou mais de 50% dos votos, encontra-se Pernambuco, onde Haddad já tinha conseguido a vitória, aliás, nas últimas presidenciais. Agora, Lula conseguiu mais de 65%, enquanto Bolsonaro não conseguiu ir além dos 26%. Já no Ceará, onde Ciro Gomes ganhou ao PT em 2018, Lula conseguiu conquistar também mais de 65% dos eleitores.

Depois, Lula conseguiu vitórias em estados onde o volume de eleitorado é menor: Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

Agora, focando a análise nas capitais brasileiras, o cenário muda ligeiramente, com tendência para o lado de Bolsonaro. Ainda assim, Lula conseguiu vencer na cidade de São Paulo, estado que, na contagem geral, foi dominado por Bolsonaro. Depois, à exceção de Maceió, Lula conseguiu ganhar nas restantes capitais do nordeste.