Três “capacetes azuis” do Bangladesh, da missão da ONU na República Centro-Africana (Minusca), morreram na segunda-feira em consequência da explosão de um engenho explosivo em Kaita, anunciou esta terça-feira aquela estrutura das Nações Unidas.

Em comunicado de imprensa, a Minusca acrescenta que o incidente ocorreu quando uma patrulha do batalhão de Bangladesh realizava uma missão de proteção à população civil, na sequência do acionamento por um dos veículos da coluna do engenho explosivo.

A explosão causou vários feridos que foram transportados para Bouar para tratamento no hospital da MINUSCA. Infelizmente, três capacetes azuis sucumbiram aos ferimentos”, salienta-se na nota.

A representante especial do secretário-geral da ONU e chefe da Minusca, Valentine Rugwabiza, condena com veemência o uso de engenhos explosivos por grupos armados.

“Reiterando a sua determinação em cumprir o mandato de proteção de civis em apoio ao governo da República Centro-Africana, a Minusca continua a apoiar as autoridades centro-africanas na luta contra as ameaças representadas pela presença de engenhos explosivos, através da desminagem e limpeza de áreas potencialmente minadas”, destaca-se no comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Minusca abriu uma investigação para esclarecer o ocorrido e as circunstâncias da explosão.

Portugal integra a missão da ONU na RCA (Minusca): atualmente, de acordo com dados disponibilizados pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) na sua página oficial, estão empenhados na RCA 193 militares portugueses e 45 meios.

Também na RCA, mas no âmbito da missão de treino da União Europeia (EUTM-RCA), estão atualmente empenhados 21 militares.