Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Enquanto a contraofensiva ucraniana prossegue no leste e sul do país, da região de Kherson, recentemente anexada pela Rússia, chegam imagens que mostram três soldados russos a renderem-se às tropas ucranianas.

Avanço de 30 km em Kherson e “vitória significativa” no Donbass. Como foram as últimas vitórias da contraofensiva ucraniana

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num vídeo de seis minutos, a que The Telegraph teve acesso, é possível ver um tanque, do qual pende um pano branco, a aproximar-se e parar junto da posição onde se encontram os militares ucranianos. Segue-se uma ordem para que os russos saiam do tanque, a que rapidamente obedecem.

Enquanto os homens saem com as mãos sobre a cabeça, deitando-se no chão, são cercados pelos ucranianos, que avançam ao seu encontro fortemente armados e os revistam. A rendição aparenta ter sido combinada, numa altura em que a Ucrânia criou uma linha direta para receber chamadas para ajudar os russos que não querem continuar a combater.

Milhares de russos já terão alegadamente recorrido à linha direta “Quero viver” para pedir informações sobre como se podem render. O porta-voz dos serviços de informação ucranianos, Andriy Yusov, disse em entrevista ao canal TV Freedom que nas últimas semanas já receberam 2.000 chamadas. Entre aqueles que ligam, muitos foram recentemente convocados para a guerra na Ucrânia, mas também há telefonemas de russos que ainda não foram mobilizados.

“Eles estão a ligar e perguntam: ‘o que devo fazer se for convocado? O que tenho de fazer? De que forma me devo render?’”, explicou Yusov, citado pela Ukrainska Pravda. Referiu ainda que o número de chamadas aumentou com a contraofensiva ucraniana na região de Kharkiv. A Ucrânia promete que os russos que baixarem as armas vão receber um tratamento civilizado, de acordo com as convenções de Genebra.