O desafio é cada vez mais complexo: não é expectável apenas que uma empresa cresça, mas também que o faça com maior responsabilidade. É verdade, a sustentabilidade é um tema cada vez mais urgente no mundo empresarial, nomeadamente ligada a valências e soluções que facilitem esta transformação. O caminho da reinvenção e inovação não é fácil para as empresas, mas a Salesforce – líder mundial de Customer Relationship Management (CRM) – tem pautado o seu percurso por mecanismos de resposta a essa preocupação, bem como pela simplificação de processos tradicionalmente complicados.

Um autêntico fenómeno tecnológico global, que decorre anualmente, a Dreamforce é a maior conferência mundial de software empresarial e assinalou este ano o seu 20.º aniversário. Com foco na experiência e na modernização de ferramentas, o evento Dreamforce 2022 distinguiu-se, uma vez mais, pela divulgação de soluções sustentáveis para a comunidade Salesforce. Plataformas focadas na otimização da experiência do utilizador e também na produtividade das próprias empresas, assim como estratégias de descarbonização, são os principais destaques da Dreamforce 2022.

Innovation Day Lisboa

Mostrar Esconder

Esta viagem de inovação tem paragem obrigatória em Lisboa, já dia 25 de outubro. No evento “Innovation Day Lisboa”, a Salesforce vai dar a conhecer todas as novidades recentes, com o objetivo de tornar a ponte que liga as empresas ao futuro cada vez mais curta. Este evento conta com o apoio dos parceiros Capgemini, Cognizant, Innovagency, LabsXD, Near Partner, Step Ahead Consulting, OSF Digital, Imroovebytech, Accenture, TRH e Wunderman. As inscrições já estão abertas.

 

Dreamforce Innovation Day

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Salesforce Genie: sem ter de esperar

A Genie é uma plataforma CRM que faz história pela sua capacidade de trabalhar dados em tempo real, numa melhoria significativa da experiência do consumidor, tornando ainda mais competitiva a plataforma Salesforce Customer 360 para as empresas. Marcas de renome, como a Ford, a L’Oreal, a Formula 1® e a PGA TOUR Superstore, já estão a beneficiar da ferramenta.

Numa era de globalização, a Genie oferece uma experiência de consumo que marca a diferença no mercado, ao desenvolver um processo personalizado e em tempo real, com as empresas a terem a capacidade de ler e transformar dados com muita rapidez. Esta ferramenta vem dar resposta a uma necessidade muito concreta, como que por “magia”. Um estudo da McKinsey diz que 71% dos consumidores espera uma interação personalizada, mas o facto de os dados muitas vezes estarem espalhados ou até duplicados complica a resposta eficiente das empresas.

Um game changer no que diz respeito à área de CRM: a plataforma Genie gere milhões de dados sobre consumidores, em tempo real, e harmoniza-os, oferecendo uma informação dinâmica e concentrada sobre a experiência desse mesmo consumidor. Mas não só: em termos práticos, a comunicação entre gestores e clientes fica mais simples e sem falhas, além de trabalhar com base em informação atual.

Serviços como o Einstein AI e o Flow, tornam-se , assim, ainda mais atrativos para qualquer empresa. Por exemplo, o Flow, ligado à automatização de processos – e que já poupa às empresas 100 mil milhões de horas todos os meses – pode agora trabalhar dados em tempo real.

NetZero Marketplace: ação é a palavra-chave da sustentabilidade

Quer ter uma empresa mais “amiga do ambiente”, mas não sabe por onde começar? A plataforma Net Zero Marketplace vai permitir às empresas aumentar o alcance das suas iniciativas “verdes”; em termos práticos, liga os compradores a ecoempreendedores – entidades ligadas à resolução de questões ambientais, naquele que pretende ser um sistema transparente e confiável de compra de créditos de carbono, que visa acelerar a transição das empresas para soluções mais sustentáveis.

Com o esforço de sustentabilidade que tem vindo a ser desenvolvido pelas empresas – nomeadamente para atingirem as metas de zero emissões – e cuja tendência é de subida, os estudos da McKinsey apontam para um crescimento do mercado de carbono voluntário na ordem dos 50 mil milhões de dólares até 2030. No entanto, embora a vontade das empresas seja declarada, é preciso dar respostas simples para as dificuldades complexas que esta transformação por vezes representa.

O Net Zero Marketplace, parte da Commerce Cloud, vem ocupar uma lacuna existente no processo, e uma dificuldade existente nas empresas, antecipando e potenciando consequências positivas para uma realidade mais “verde” e sustentável. E, mesmo que seja um cidadão comum, pode também usar esta plataforma para se informar melhor sobre este tipo de iniciativas.

Slack Canvas: aumente a produtividade da sua equipa

Um grupo mais unido e comunicativo funciona melhor: a teoria é bastante simples, mas colocá-la em prática nem sempre é fácil. A automatização do fluxo de trabalho numa equipa é crítica para o bom funcionamento e rapidez do negócio, pelo que quanto mais facilitado for esse processo, melhor será para qualquer empresa. Sobretudo com a popularização de modelos de trabalho remoto ou híbrido.

O Slack Canvas, que ficará disponível no próximo ano, é uma nova plataforma digital apoiada sobretudo nas capacidades do Salesforce Costumer 360, com acesso direto a partir do Slack a ferramentas habitualmente externas, por exemplo, resultando em melhorias concretas na produtividade das equipas. A plataforma proporciona aos colaboradores o acesso comum a informação, de forma simplificada, com capacidade de resposta rápida e um espaço colaborativo. Entre as principais mais-valias, destacam-se:

  • Slack Canvas: revoluciona a forma como as equipas selecionam, organizam e partilham recursos críticos. Emparelhado com a plataforma Slack, qualquer pessoa pode personalizar o ecrã com automatizações (formulários, por exemplo) que poupam tempo e aumentam a produtividade.
  • Slack Huddles: baseia-se na experiência de áudio, nomeadamente com ferramentas de vídeo (tamanho leve), partilha de ecrã com várias pessoas e threads de mensagens, entre outras capacidades que reforçam um trabalho mais próximo, mesmo à distância.