Maria João Baptista, diretora clínica do Centro Hospitalar São João, vai assumir a presidência do Conselho de Administração, apurou o Observador. A médica especialista em cardiologia pediátrica vai substituir Fernando Araújo, que abandona o hospital a 2 de novembro para vir a assumir a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde.

A direção clínica do Centro Hospitalar São João vai passar para as mãos do médico Roberto Roncón, sabe o Observador. O médico era, até agora, o coordenador dos cuidados intensivos e do centro de referência de ECMO, onde são acompanhados alguns dos casos mais críticos de Covid-19 e de outras doenças respiratórias.

Roberto Roncon, médico intensivista do Hospital de São João: “Podíamos ter evitado aquilo a que estamos a assistir”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Observador sabe que outros dois elementos do Conselho de Administração também vão ser substituídos. Até agora, além de Fernando Araújo como presidente e de Maria João Baptista na direção clínica, o Conselho de Administração é composto pela enfermeira diretora Filomena Cardoso e pelos administradores executivos Carla Araújo e Luís Gomes.

Além da direção clínica do São João, Maria João Baptista é também a coordenadora da área de integração do hospital nas redes europeias de referência, do Centro de Tratamento de Hipertensão Pulmonar Pediátrico e do Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas.

A médica é também assistente hospitalar graduada de cardiologia pediátrica e professora auxiliar convidada de pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Foi precisamente nesta universidade, no Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar, que Maria João Baptista iniciou a formação académica em 1994.

Depois de se ter especializado em cardiologia pediátrica, tirou o mestrado em Medicina Molecular, o doutoramento em ciências da saúde e uma pós-graduação em medicina desportiva. Em 2018, terminou um programa de Governação Clínica e Gestão para Diretores Clínicos promovido pela Universidade Nova de Lisboa.