687kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Infeções

Coronavírus

Como evoluem os casos e quem se deve vacinar?

Depois do pico de agosto, número de casos registados tem vindo a baixar. No entanto, os especialistas alertam que os contágios estão "subdiagnosticados". Vacinação contra a Covid-19 arranca no dia 29.
Hospital de Santa Maria

Bactéria no HSM: um dos bebés ficou infetado

Diretor do Serviço de Neonatologia do CHULN revelou que bebé infetado já estava a tomar os “antibióticos adequados” e já está “francamente melhor”, não devendo ter problemas por causa da infeção.
Noticiário

7h. Santa Maria. Batéria encerra neonatologia

Serviço encerrou ontem à noite, depois de 13 bebés prematuros terem sido infetados pela bactéria. E, Ministério da Saúde e sindicatos do setor voltam hoje a sentar-se à mesa das negociações.
Coronavírus

Uma em cada 10 infeções resulta em pós-Covid

Uma em cada 10 infeções ao coronavírus resulta numa condição pós-Covid-19, conhecida como sintomas tardios. Os peritos da OMS preveem declarar o fim do vírus como emergência médica este ano.
Infeções

O que explica fungo de plantas que infetou humanos

É um fungo que condena roseiras à morte e um relatório revela que foi detetado em humanos pela primeira vez. Infeções fúngicas graves são raras, mas as alterações climáticas trazem novos desafios.
Noticiário

00h. Mundial. Japão passa aos oitavos de final

Japão vence Espanha e as duas equipas qualificam-se para oitavos de final. De fora fica Alemanha. Ainda na Alemanha, casos de infeção respiratória deixa unidades hospitalares pediátricas no limite.
Resposta Pronta

Esperas longas? "Uso excessivo das Urgências"

Gustavo Tato Borges afirma que esperas longas "são uma constante" no Inverno. Principal motivo? Infeções respiratórias, diz o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública. 
Infeções

2019. Infeções bacterianas foram 2ª causa de morte

Em 2019, 7,7 milhões de mortes (13,6% do total) estiveram relacionadas com 33 infeções bacterianas comuns, com mais da metade dos casos ligados a apenas cinco bactérias.
Saúde

Infeções bacterianas: 2ª causa de morte em 2019

Investigadores referem que é preciso um melhor acesso à água potável e a instalações sanitárias, um aumento nas taxas de vacinação e uma aposta no desenvolvimento de novas vacinas.
Sintra

Prisão Sintra. Reclusos com infeções respiratórias

Vários reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra encontram-se com infeções respiratórias de origem por determinar. Situação "não suscitou especiais cuidados e tem evoluído positivamente".
Universidade do Porto

Clamídia. Investigadores querem rastreio nacional

O investigador Nuno Vale alerta que a clamídia não revela sintomas em cerca de 80% dos casos, o que aumenta o risco de transmissão. Em Portugal, não existe um programa de rastreio.
Infeções

Beja. Animal com gripe aviária interdita parque 

Um animal infetado com o vírus da grive aviária foi encontrado morto no parque da cidade de Beja e a autarquia decidiu interditar o espaço ao público seguindo as diretrizes de higiene e biossegurança.
Vírus

Afinal não há um novo vírus. O que é o Langya?

O vírus Langya é da família do sarampo e papeira, mas não será tão perigoso como os vírus Nipah e Hendra. Era conhecido nos musaranhos, mas de 2018 a 2021 registaram-se 35 casos em pessoas na China.
Coronavírus

Covid-19. Média baixa para 10.080 casos diários

Segundo o relatório semanal do INSA, a média diária de novas infeções voltou a baixar. O Rt está nos 0,92 e todas as regiões do país estão abaixo de 1,00. O Algarve é quem apresenta o valor mais alto.
Resposta Pronta

Lares. "Faltou simplicidade de processos de apoio"

TdC detetou falhas nos apoios dados ao lares na pandemia. Rui Fontes, presidente da Associação Amigos da Grande Idade, reage às conclusões do relatório e diz que "não mudou quase nada" desde a crise.
Coronavírus

Covid-19: Média de casos com ligeira redução

A média de infeções diminuiu ligeiramente para os 25.042 casos diários em Portugal e o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a Covid-19 está agora abaixo do limiar de 1.
A História do Dia

As “velhas” vacinas Covid-19 ainda são eficazes?

Com as novas variantes do SARS-CoV-2, vale a pena continuar a tomar as vacinas ou há novas? Conversamos com João Manuel Braz Gonçalves, virologista, professor universitário e diretor do iMed.
Varíola dos macacos

Já há 58 casos de varíola dos macacos em Portugal

Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 9 casos de infeção pelo vírus monkeypox, informou a DGS esta quinta-feira. Portugal em diligências para constituir reserva nacional de vacinas.
Noticiário

22h. Covid-19. Média diária acima dos 29 mil casos

Relatório semanal do INSA sobre evolução da pandemia no país. Um aumento dos 23 mil casos diários, registados no último relatório, para perto dos 30 mil casos. Açores é região com maior incidência.
Noticiário

20h. Monkeypox. Vírus em circulação é menos severo

Garantia é dada por João Paulo Gomes, investigador do Instituto Doutor Ricardo Jorge. A Direção-Geral de Saúde atualizou número de casos da chamada varíola dos macacos: são agora 39, em Portugal.
Noticiário

23h. Monkeypox. OMS alerta para risco de estigma

Organização Mundial da Saúde pede que se evitem erros cometidos com vírus da SIDA. Ainda neste jornal, apesar do aumento de casos de Covid-19, discotecas descartam apertar de medidas sanitárias.
Noticiário

3h. Roma de Mourinho garante vaga na Liga Europa

Equipa orientada pelo treinador português venceu fora o Torino, por 3-0, na última jornada da série A. E ainda, Organização Mundial de Saúde confirma cerca de 80 casos da chamada varíola dos macacos.
Varíola dos macacos

O mapa dos países com varíola dos macacos

Onze países já confirmaram casos de varíola dos macacos. Bélgica, Austrália, França e Alemanha anunciaram os primeiros casos esta sexta-feira. O mapa-mundo em atualização da varíola dos macacos.
A História do Dia

A Covid-19 voltou em força e agora?

Portugal poderá chegar às 40 mortes e 60 mil casos diários até ao final do mês. É o 1º país da UE com mais casos. O governo não avança com medidas adicionais e pede responsabilidade aos cidadãos.
Noticiário

10h. Varíola dos macacos. "Raramente" mortal

A variante de varíola dos macacos que está a atingir a Europa é a menos grave, com apenas 1% de taxa de letalidade. Ministério da Educação esclarece e rejeita ataque informático ao júri de exames.
Explicador

Monkeypox. "Taxa de mortalidade não chega a 1%"

O infeciologista Jaime Nina garante que doença raramente é mortal. Fernando Maltez, diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral, diz que "não há indicação para isolar doentes".
Noticiário

18h. Covid-19. Várias reinfeções em poucos meses

Aviso é deixado por especialistas internacionais e corroborado pelo investigador Miguel Castanho. E a vacina? Não perde relevância. No PSD, Montenegro e Moreira da Silva não se entendem sobre debates.
Organização Mundial de Saúde

OMS sugere medidas para reduzir 70% das infeções

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças calcula que, anualmente, se verificam 4,5 milhões de infeções em contexto de cuidados de saúde ao nível da União Europeia.
Infeções

Portugueses têm menos infeções hospitalares

Novo relatório da DGS avança que a taxa de incidência de infeções hospitalares diminuiu entre 2015 e 2020, mas que a vigilância foi afetada pela pandemia. Consumo de antibióticos está a diminuir.
Coronavírus

Infeciologista: pandemia sobrepôs-se pela urgência

"Obviamente que durante estes dois anos a pandemia sobrepôs-se pela emergência", afirma o infeciologista Fernando Maltez que se mostra preocupado com o combate a outras doenças, como a sida.
Infeções

Peste suína africana é "iminente" em Portugal

Vírus que mata populações inteiras de porcos e javalis está a espalhar-se e está cada vez mais perto de Portugal. Não afeta humanos, mas compromete economia. Associações querem travar importações.
Noticiário

10h. Austrália regista novo recorde casos Covid-19

O estado Novo País de Gales do Sul registou 6.394 novas infeções, nas últimas 24 horas. Mais de 70% dos novos casos em alguns estados australianos são da variante Ómicron. Vacinas a esgotar.
Noticiário

15h. Covid-19. Número de internados desce

Há menos 14 internados em enfermaria e menos 5 doentes em UCI. O boletim diário da DGS, referente às últimas 24 horas, revela também mais 3.742 novos casos positivos em todo o país e 16 mortes.
Resposta Pronta

Cuidados Intensivos: "Situação é preocupante"

Presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos analisa a escalada da pandemia e resposta dos serviços. Quanto aos dados de mortalidade em Novembro, Paulo Mergulhão atribui a outras doenças.
Saúde

Ativistas lutam há 20 anos por tratamentos ao VIH

O Grupo Ativistas em Tratamentos teve um papel na introdução em Portugal dos testes rápidos ao VIH, mas também se foca na tuberculose, infeções sexualmente transmissíveis e hepatites virais.
Resposta Pronta

Vacinas fora do prazo. "Não é preciso alarmismo"

João Braz Gonçalves, diretor do Instituto de Investigação do Medicamento, reconhece que esta toma deve ser uma "exceção" e defende que avisar as pessoas do tipo de vacina "só iria causar alarmismo".
Noticiário

15h. Boletim Covid-19 da DGS. Registadas 15 mortes

Desde 26 de Agosto que não morriam tantos doentes infetados. Há também 1483 novos casos de infeção, nas últimas 24 horas. Internamentos subiram, há mais 41 doentes hospitalizados e mais 6 em UCI.
Noticiário

16h. Covid-19. Mais 8 mortes e 1.816 novos casos

O número de infeções e internamentos é o mais alto dos últimos dois meses. Ainda, Miguel Oliveira parte amanhã da 20ª posição para o Grande Prémio Comunidade Valenciana do Moto GP.
Iniciativas Observador

Mais infecções, novos antibióticos

As bactérias resistentes podem vir a matar mais do que o cancro. No Instituto de Tecnologia Química e Biológica, em Oeiras, Pedro Matos Pereira estuda a forma como elas escapam às nossas defesas.
Estudo Científico

Descoberta molécula promissora no combate a vírus

Molécula é derivada da penicilina e tem potencial de "tratamento de infeções virais, endémicas e pandémicas, e também doenças parasitárias, como a malária", segundo a Universidade de Coimbra.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.