Foi o fim de uma fortaleza: o FC Porto não perdia com o Benfica no Dragão há cinco jogos e há oito anos que não era derrotado em casa pelos encarnados sem marcar qualquer golo. Há 15 partidas que os dragões não perdiam o primeiro Clássico da Liga no próprio estádio — sendo que esta impediu a subida à liderança conjunta do Campeonato, deixando a equipa de Sérgio Conceição a seis pontos dos encarnados.
O FC Porto sofreu a segunda derrota no Dragão esta temporada, depois da hecatombe com o Club Brugge na Liga dos Campeões, sendo que nas últimas seis épocas o máximo de desaires caseiros foram três. Contra o Benfica, a equipa de Sérgio Conceição fez apenas 132 passes certos, num total de 61% de eficácia de passe, e teve apenas 30% de posse de bola, naqueles que são os piores registos dos dragões nos últimos quatro anos. Adicionalmente, há 46 anos que o FC Porto não tinha seis pontos de atraso para o primeiro lugar da Liga à 10.ª jornada.
Depois do apito final, à margem da expulsão de Sérgio Conceição, os adeptos do FC Porto não deixaram de apoiar a equipa e aplaudiram os jogadores de pé. Algo que não deixou o plantel indiferente — com uma atenção especial para Taremi. Quando os dragões passaram pela zona mais próxima dos adeptos do Benfica, que iam naturalmente fazendo a festa nas bancadas do Dragão, o iraniano pegou na camisola do equipamento e ergueu-a enquanto colocava um dedo à frente da boca, num gesto claro para os apoiantes encarnados.
Taremi… ???? pic.twitter.com/QM2UibxZ7u
— AZUL E BRANCO É O CORAÇÃO (@somosportocrl) October 21, 2022
Na zona de entrevistas rápidas, Otávio também deixou uma clara ideia de perseverança. “Acho que tivemos um jogo controlado na primeira parte. Quando tivemos um a menos foi mais complicado mas lutámos até ao final. Merecíamos outro resultado e agora é levantar a cabeça e pensar no próximo jogo. Ainda há muitos jogos, aqui ninguém baixa a cabeça. Somos o FC Porto, vamos em busca da vitória. O grupo entregou-se todo, quem entrou, ajudou. Mas com um a menos é difícil e não vou falar de nada, se não também sou punido”, terminou o internacional português.
⌚️Apito final: FCP 0-1 SLB
⚠️Há 46 anos que o ????FC Porto não tinha 6 pontos de atraso para o 1.º classificado à 10.ª jornada da ????????Liga Portuguesa. pic.twitter.com/IPSNFhd96B
— Playmaker (@playmaker_PT) October 21, 2022