Theneo, startup que se descreve como “a forma mais rápida e simples” de gerar documentos interativos e de alta qualidade, com integração API (Application Programming Interface – interface de programação de aplicações), foi a vencedora do concurso Pitch, da Web Summit. O anúncio foi feito esta sexta-feira, o último dia da cimeira tecnológica.

A tecnológica vencedora foi anunciada no palco central da Altice Arena, e Ana Robakidze, CEO e cofundadora da startup, mostrou-se incrédula: “Não consigo acreditar. No ano passado estava sentada ali [na plateia] a sonhar que um dia estaria aqui”.

É muito bom estar aqui a representar não só a minha empresa, mas também o meu país”, disse a cofundadora que é da Geórgia e que pediu aos presentes no palco central da Altice Arena para terem atenção às empresas desse país.

Das 110 startups que estavam em competição sobraram três para a grande final. O público votou e, se dependesse apenas da plateia, o vencedor seria a austríaca Biome Diagnostics (56%), seguida pela Theneo (29%) e pela espanhola Gataca (15%). Os votos do público contavam 20%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao júri, composto por Geoff Ralston (presidente da Y Combinator), BarrMoses (CEO da Monte Carlo), Christine Tsai (CEO da 500 Global) e Bettina Rotermund, da Siemens — parceira no concurso de Pitch da Web Summit — coube a decisão final de dar a vitória à Theneo.

Ana Robakidze quando percebeu que tinha vencido o concurso Pitch

No ano passado, a startup portuguesa Smartext, de António Rocha, foi a vencedora do Pitch. A tecnológica, que desenvolve hardware e software que utilizam machine learning para detetar defeitos têxteis em tempo real, anunciou esta semana, um ano após vencer o concurso da Web Summit, que fechou uma ronda de financiamento de 24,7 milhões de dólares.

O investimento permitirá à Smartext expandir o negócio de forma estratégica para novas geografias, aumentar a equipa e ainda desenvolver linhas de produtos que, na perspetiva da empresa, vão ajudar fabricantes e marcas de moda a melhorar o controlo de sua produção, aumentar a qualidade e a rastreabilidade dos rolos têxteis.

Web Summit. Portuguesa Smartex ganha concurso de startups