Há muito que está prometido e agora tem nova data prometida. Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, admite que o concurso para o lançamento dos novos cabos submarinos a ligar o continente aos dois arquipélagos possa ser lançado pela IP até final de novembro.

Este concurso já esteve prometido há mais de um ano, mas agora o ministro que tutela as telecomunicações garante que já está assegurado o financiamento e a IP está a preparar o caderno de encargos do concurso. Os atuais cabos submarinos, explorados pela Altice, estão em fim de vida e até que sejam substituídos a manutenção vai continuar. Depois serão substituídos pelos cabos que serão propriedade da empresa pública IP Telecom.

O financiamento, segundo Pedro Nuno Santos, vai ser assegurado por fundos europeus, mas também pelas receitas do leilão de 5G.

https://observador.pt/2021/10/27/termina-leilao-do-5g-encaixe-de-quase-567-milhoes/

Caso não seja suficiente, Pedro Nuno Santos garante, na audição no Parlamento sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2023, que a IP recorrerá a endividamento, mas será em último recurso.

Os cabos vão ligar o continente aos arquipélagos dos Açores e da Madeira, para garantir que haja ligações de telecomunicações.

Em setembro, o Conselho de Ministros (CM) aprovou o decreto-lei que atribui à Infraestruturas de Portugal (IP) as competências para promover, em regime de concessão, atividades relacionadas com o sistema de cabos submarinos de comunicações eletrónicas. Quando foi anunciada a intenção de se avançar com o projeto, o investimento para a substituição dos cabos submarinos era de 118,9 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR