O novo presidente da eurorregião composta pelo Alentejo, Centro e Extremadura espanhola (EUROACE) afirmou esta quinta-feira que a ligação rodoviária de Moraleja (Espanha) a Monfortinho vai ser uma realidade em 2023.

“Partilhamos essa proposta e essa iniciativa [IC31] porque seria unir Madrid e Lisboa, via norte da Extremadura. Será uma nova oportunidade para a região Centro e para o norte da Extremadura. Em 2023, vamos dar continuidade da parte que nos falta, Moraleja até à fronteira portuguesa. Esperamos que essa via comunicação possa também contribuir para o desenvolvimento das duas regiões“, afirmou Guilhermo Fernández Vara.

O presidente da Junta da Extremadura falava, neste dia, aos jornalistas em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, onde se realizou o IV Plenário EUROACE 2022 que fez a transição da presidência de Portugal para Espanha.

O responsável espanhol, que sucede a Isabel Damasceno (presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), no cargo de presidente da EUROACE, salientou que o mais importante da ligação entre os dois países (inclui o IC31 do lado português) é que as pessoas possam circular com segurança.

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“O perfil [da via], cada país [Portugal e Espanha] decide o que é melhor. O fundamental é que as vias de comunicação melhorem a segurança. Não basta chegar mais rápido. É preciso chegar em segurança“, frisou.

Guilhermo Fernández Vara explicou ainda que a ligação entre Moraleja (Espanha) e Monfortinho (fronteira portuguesa) “está no orçamento [da Junta da Extremadura] para 2023 e vamos desenvolver o projeto. Creio que a obra será uma realidade no próximo ano”.

O projetado IC (itinerário complementar) 31 pretende ligar a A23, na zona de Alcains (Castelo Branco), à fronteira com Espanha, nas Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova), e será constituído por dois troços distintos, assegurando-se um perfil transversal cuja largura da faixa de rodagem se mantém em toda a sua extensão.

A sua construção tem sido alvo de várias tomadas de posição e críticas, nomeadamente, da Assembleia Municipal de Castelo Branco, que defende a sua construção com perfil de autoestrada.

Há muitos anos que Castelo Branco ambiciona uma ligação entre a A23 e a EX-A1 da Estremadura espanhola, uma obra estruturante para o desenvolvimento de Castelo Branco, do distrito, da região Centro e até mesmo do país no seu todo.

A Infraestruturas de Portugal lançou, em dezembro de 2021, o concurso público para a elaboração do projeto de execução do IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho, pelo preço base de 1,8 milhões de euros.

Já sobre a presidência da EUROACE que assumiu hoje, em Proença-a-Nova, prometeu para os próximos anos coordenar as três regiões ao serviço de Espanha/Portugal e da Europa, com “trabalho e humildade” para enfrentar os desafios que os dois países ibéricos têm pela frente.

Este responsável sublinhou ainda que a partilha de fronteiras significa também promover a dinamização dos recursos próprios das três regiões, bem como novas oportunidades de desenvolvimento conjunto.