O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta segunda-feira a seleção de hóquei em patins, que se sagrou vice-campeã do mundo, após perder com a Argentina por 4-2, desejando “novos e maiores” êxitos no futuro.
“O Presidente da República falou, esta manhã, ao telefone com o selecionador nacional de hóquei em patins, Renato Garrido, a quem felicitou pelo comportamento da equipa nacional no campeonato mundial, que ontem [domingo] terminou na Argentina, que se bateu com galhardia e dedicação, tendo-se consagrado vice-campeã, mais desejando novos e maiores êxitos no futuro”, lê-se no site da internet da Presidência.
Também o primeiro-ministro, António Costa, felicitou a seleção de hóquei em patins, destacando um resultado que “orgulha” Portugal.
“A seleção portuguesa de hóquei em patins sagrou-se vice-campeã do mundo. Um resultado que nos orgulha numa modalidade em que Portugal continua a fazer história. Lutaram como heróis. Parabéns!“, destacou António Costa numa mensagem na rede social Twitter.
A seleção portuguesa de hóquei em patins falhou no domingo a revalidação do título de campeã mundial, ao perder com a anfitriã Argentina por 4-2, na final da edição 2022, no “estádio” Aldo Cantoni, em San Juan.
Um “bis” de Henrique Magalhães, aos dois e 16 minutos, deu dois golos de vantagem à equipa das “quinas”, mas, os benfiquistas Pablo Alvarez, aos 24 e 39, e Carlos Nicolía, aos 32, de livre direto, e o portista Ezequiel Mena, aos 50, selaram a reviravolta.
O conjunto argentino “vingou” o desaire na final de há três anos (1-2 nos penáltis, após 0-0, em Barcelona), para somar o sexto título, repetindo 1978, 1984, 1995, 1999 e 2015, enquanto Portugal continua com 16, a um da recordista Espanha.
*Notícia atualizada às 17h52 com novas informações sobre a felicitação de Marcelo Rebelo de Sousa