A Consumer Reports (CR) é uma organização não lucrativa cujo objectivo é avaliar e testar a generalidade dos produtos à venda no mercado, para apontar quais os melhores produtos, por darem menos problemas e enfermarem de menos avarias. E tudo é analisado, de máquinas de lavar a aspiradores, passando obviamente por automóveis. E é sobre estes últimos que nos concentramos, uma vez que a CR divulgou a edição deste ano do ranking de satisfação dos clientes.
Os automóveis nem sempre satisfazem os seus clientes, gerando críticas e queixas, especialmente quando avariam. E a CR, depois de analisar mais de 300.000 veículos, estabeleceu o ranking para 2023, salientando que o incremento dos preços nos últimos dois anos levou os condutores a manter os veículos na sua posse durante mais tempo, o que potenciou o número de avarias e queixas.
A análise da CR é uma excelente ferramenta de trabalho, sobretudo entre marcas e veículos do mesmo segmento. Isto porque o cliente de um veículo mais simples e acessível é, por natureza, menos exigente do que aquele que adquiriu um modelo mais caro de uma marca mais luxuosa. Veja abaixo a lista das marcas que ocupam as 24 primeiras posições da tabela:
Ranking dos construtores mais fiáveis
- Toyota
- Lexus
- BMW
- Mazda
- Honda
- Audi
- Subaru
- Acura
- Kia
- Lincoln
- Buick
- Hyundai
- Genesis
- Volvo
- Nissan
- RAM
- Cadillac
- Ford
- Tesla
- Chevrolet
- GMC
- Volkswagen
- Jeep
- Mercedes-Benz
A Toyota destacou-se mais uma vez ao alcançar a 1.ª posição, depois de ter chamado a si o 2.º lugar no ranking do ano passado. Então, ficou logo atrás da sua “irmã de luxo”, a Lexus, que desta vez foi 2.ª, sendo que os dois primeiros lugares ficam na posse do Grupo Toyota. Os construtores nipónicos dominaram o top 10, com a Mazda a ser 4.ª, a Honda 5.ª, a Subaru a 7.ª e a Acura a 8.ª classificada.
No que respeita às marcas europeias, a primeira foi a BMW, que foi 3.ª classificada, à frente da Audi, no 6.º lugar, sendo estes os dois únicos construtores do Velho Continente que conquistaram um lugar entre os 10 primeiros. A Volvo estabeleceu-se em 14.º lugar, enquanto a Volkswagen foi 22.ª e a Mercedes ficou no 24.º posto, longe dos seus principais rivais, a BMW e a Audi.
Os fabricantes sul-coreanos posionaram-se logo a seguir aos seus vizinhos japoneses, com a Kia a ocupar a 9.ª posição, secundada pela Hyundai (12.ª) e Genesis (13.ª).
O primeiro construtor norte-americano foi a Lincoln, em 10.º lugar. A Buick surge logo de seguida, no 11.º posto, à frente da RAM (16.º), Cadillac (17.º), Ford (18.º), Tesla (19.º), Chevrolet (20.º), GMC (21.º) e Jeep (23.º).