O principal responsável pela organização do Mundial do Qatar, Hassan Al-Thawadi, acusou a BBC de fazer uma cobertura “muito racista” do Campeonato do Mundo. Em causa estão os comentários de “antijogo” feitos por Jurgen Klinsmann, antigo futebolista e treinador alemão, durante o jogo do Irão contra o País de Gales — que os iranianos venceram por 2-0.
“O Irão jogou muito bem. Foram a melhor equipa, até ao minuto 95 ou 96. Certo? E ainda assim, a cobertura que nós vimos, por exemplo da BBC, a falar sobre como [o antijogo] faz parte da cultura [do Irão]” foi “muito, muito elitista” e “muito racista”, considerou o responsável, em entrevista à talkSPORT, citada pelo Telegraph.
Além disso, Hassan Al-Thawadi criticou ainda a BBC por ter começado a cobertura do Mundial do Qatar com um monólogo do antigo futebolista britânico Gary Lineker — que durante cerca de três minutos falou sobre as polémicas que marcaram a preparação da competição.
Admitindo que a “parte triste” é que admirava Gary Lineker quando “crescia”, Hassan Al-Thawadi disse que é “muito dececionante” que o antigo futebolista nunca se tenha querido “envolver” com a organização do Qatar, que “muitas vezes” entrou em contacto para ter uma conversa para ter a oportunidade de mostrar a sua posição: “Pelo menos ouça-nos”. “Nunca existiu o desejo de ouvir a nossa parte da história”, vincou o principal responsável pela organização do Campeonato do Mundo.
Nunca se preocuparam em ouvir o outro lado ou pelo menos apresentar uma visão equilibrada” dos factos, defendeu Hassan Al-Thawadi, que considerou que o uso da braçadeira “OneLove” — entretanto proibida — seria “um problema”.
No Twitter, Gary Lineker mostrou-se surpreso com a entrevista de Hassan Al-Thawadi: “Bem, isto é novidade para mim. Nem o meu agente, nem eu recebemos qualquer pedido de envolvimento com ninguém [da organização] do Qatar 2022. Tenho as minhas fraquezas, mas não sou assim tão rude. Muito estranho”.
Well, this is news to me. Neither my agent nor myself received any request to engage with anyone involved with Qatar 2022. I have my weaknesses, but I’m not that rude. Very odd. https://t.co/Gzob8pY3fv
— Gary Lineker (@GaryLineker) November 28, 2022