“Nunca se sabe o que alguém está a passar“. Foi desta forma que Will Smith procurou explicar (sem tentar justificar, como o próprio frisou), a agressão a Chris Rock na noite dos Óscares, que correu mundo e tornou a estrela de Hollywood em persona non grata da noite para o dia.

Na primeira grande entrevista televisiva desde a gala da Academia em março, Will Smith foi o convidado de Trevor Noah na edição de segunda-feira do conhecido programa de entretenimento noturno The Daily Show. O pretexto inicial prendia-se com a apresentação do seu novo filme: “Emancipation” (Emancipação, em português), cuja ação se desenrola no período imediatamente a seguir ao fim da escravatura nos Estados Unidos, e relata a história real de um escravo que foge rumo à liberdade.

A entrevista foi disponibilizada esta manhã, no canal oficial de YouTube do programa:

No entanto, não era isso que os espetadores estavam interessados em saber. De facto, Will Smith acabou por abordar o “elefante na sala”, que tomou grande parte dos cerca de 20 minutos da entrevista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estava a passar por um mau momento naquela noite. Não que isso justifique de todo o meu comportamento. Perguntas-me o que é que aprendi? Aprendi que temos de ser melhores uns para os outros. O que me custou mais foi que peguei nas minhas dificuldades e tornei-as difíceis para outros, e entendi a ideia que costumam dizer de ‘pessoas magoadas magoam pessoas'”, afirmou Smith.

O ator que, poucos minutos depois do incidente com Chris Rock, voltou a subir ao palco para aceitar o Óscar de Melhor Ator (no que ao início da noite constituía uma vitória praticamente anunciada) acabou por ser banido de ir à cerimónia dos Óscares durante 10 anos, tendo também abdicado do seu estatuto de membro da Academia de Hollywood.

Will Smith deixa de ser membro da Academia dos Óscares. Lamenta ações “chocantes, dolorosas e sem desculpa”

O episódio ensombrou uma noite que, para todos os efeitos, deveria ter sido de festa. Quase um ano depois, Smith relembrou-a de forma diferente. “Foi uma noite horrível, como podem imaginar”. O ator lembrou a sua infância turbulenta — durante a qual presenciou as agressões do pai à mãe — para explicar que “[estava] fora de mim. Foi uma raiva que esteve contida durante muito tempo”.

Aceitando a responsabilidade pelo sucedido, Smith expressou ainda assim o desejo de que o seu pior momento não o definisse permanentemente aos olhos do público. Voltando as atenções para o seu novo filme e para os que nele trabalharam, afirmou que “a ideia de que podem ser privados dos louros por minha causa… isso mata-me por dentro. O que é importante é que, estas pessoas juntaram-se a mim e confiaram em mim, e espero que o trabalho deles seja honrado, e não seja manchado por uma decisão horrível minha.”

Esta não é a primeira vez que Will Smith aborda a agressão a Chris Rock — que, recorde-se, aconteceu após o comediante, que estava a atuar na cerimónia, dirigir uma piada à mulher de Smith, a também atriz Jada Pinkett-Smith, uma de várias endereçadas às celebridades presentes na plateia.

No passado mês de julho, o ator recorreu ao seu canal de YouTube, onde tem 23 milhões de seguidores, para abordar o assunto publicamente pela primeira vez, e para pedir desculpa a Chris Rock. “O meu comportamento foi inaceitável e estou aqui quando estiveres pronto para falar”, disse.

“Sou humano e cometi um erro.” Will Smith quebra silêncio para pedir desculpa por “inaceitável” bofetada a Chris Rock

Mais recentemente, e também no contexto da promoção do seu novo filme, Smith falou à Fox News e disse “perceber perfeitamente” qualquer pessoa que não quisesse ver o seu mais recente trabalho no seguimento da agressão. “Respeitarei e vou dar todo o espaço para que, eventualmente, essa pessoa fique pronta [para voltar a ver filmes meus]”.

“Emancipation” é uma produção da Apple e tem data de estreia mundial (incluindo em Portugal) no próximo dia 9 de dezembro, ficando disponível para qualquer pessoa que subscreva o serviço Apple TV+. O filme está a ser apontado como um possível candidato aos próximos Óscares — não sendo ainda claro de que forma a presença de Will Smith poderá afetar as suas chances.