O ator Will Smith decidiu esta sexta-feira abdicar do seu estatuto de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, depois de ter esbofeteado o humorista Chris Rock na 94.ª cerimónia de entrega dos Óscares.

“Acabei de levar um murro do Muhammad Ali.” O momento em que Chris Rock confirma ter sido bofeteado ao produtor dos Óscares

Num comunicado citado pela Variety, o ator abordou as suas ações como “chocantes, dolorosas e sem desculpa“, e afirmou aceitar qualquer consequência adicional que o Conselho da Academia decida sobre si.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lista daqueles que eu magoei é longa e incluiu o Chris, a sua família, muitos dos meus amigos e familiares, todos na cerimónia, e o público em todo o mundo”, afirmou o ator. “Traí a confiança da Academia. Impedi outros nomeados e vencedores da sua oportunidade de celebrar e serem celebrados pelo seu trabalho extraordinário. Estou destroçado.”

A lista não tão dourada dos Óscares: cinco pessoas ligadas à indústria cinematográfica que foram expulsas da Academia

O ator reconheceu ainda, no comunicado, que as suas ações retiraram o foco dos vencedores das outras categorias na 94.ª cerimónia de entrega dos Óscares.

Quero devolver o foco àqueles que merecem a atenção pelas suas conquistas e permitir à Academia a retoma do incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema“, esclareceu ainda Will Smith. O ator concluiu o comunicado com uma mensagem de mudança: “mudar demora o seu tempo e estou comprometido em trabalhar de modo a assegurar que nunca mais permita que a violência se sobreponha à razão.”

Na cerimónia da entrega dos Óscares, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira, o ator Will Smith esbofeteou o humorista Chris Rock, na altura no papel de apresentador da cerimónia, após uma piada que este fez a propósito da sua mulher, Jada Pinkett Smith.

Academia abre processo contra Will Smith por conduta violenta. Ator recusou abandonar cerimónia dos Óscares

Na terça-feira, o vencedor do Óscar de Melhor Ator pela participação no filme “King Richard” emitiu um pedido de desculpas público, dirigido em especial ao humorista Chris Rock, pela sua atitude na cerimónia de entrega de prémios. A Academia assumiu, na quarta-feira, ter aberto um processo contra o ator, que poderia resultar em sanções como a expulsão ou suspensão do seu estatuto de membro na instituição.