Quatro meses depois de ter dado uma bofetada a Chris Rock na cerimónia dos Óscares, Will Smith gravou um vídeo para responder a questões e falar pela primeira vez sobre o sucedido.

O ator, que estava em silêncio desde março — mês em que publicou um comunicado sobre o incidente — revelou que contactou Chris Rock: “A mensagem que recebi é que ele não está preparado para falar. Quando estiver, será ele a contactar-te”.

A bofetada de Will Smith a Chris Rock no momento mais insólito (da História) dos Óscares

Num vídeo publicado no YouTube, em que surge sentado numa cadeira e a falar diretamente para uma câmara, Will Smith dirige-se ao comediante para pedir “desculpa”. “O meu comportamento foi inaceitável e estou aqui quando estiveres pronto para falar”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O momento serviu ainda para pedir perdão à mãe e à família de Chris Rock, nomeadamente ao irmão do comediante. “Quero pedir desculpa à família do Chris, concretamente a Tony Rock. Tínhamos um ótimo relacionamento. Era meu amigo. Isto é provavelmente irreparável”, afirmou.

O ator garantiu que não pensou em “quantas pessoas ficariam magoadas naquele momento” e explicou que passou os últimos meses a “rever e a entender as nuances e as complexidades do que aconteceu”.

Não vou tentar explicar tudo agora, mas posso dizer-vos que não há nenhuma parte de mim que pense que aquela foi a forma certa de me comportar naquele momento”, salientou.

Nos cinco minutos que o vídeo tem ainda há tempo para esclarecer os rumores de que davam conta de que Jada Smith poderia ter instigado a sua reação. Will Smith declarou que a reação foi unicamente sua: “Eu fiz a minha escolha sozinho, com base nas minhas experiências (…) A Jada não teve nada a ver com isso”.

O ator e produtor de cinema pediu perdão à sua própria família, inclusive aos filhos, por tudo aquilo que indiretamente acabou por recair sobre eles. A todos os nomeados para os Óscares que estavam presentes na cerimónia foi também dirigido um pedido de desculpas.

Parte-me o coração ter roubado e manchado o vosso momento (…) Odeio quando desaponto pessoas. Magoa-me psicologicamente e emocionalmente não ter estado à altura da imagem e impressão que as pessoas têm de mim”, acrescentou.

“Eu sei que foi confuso, eu sei que foi chocante, mas eu prometo que estou profundamente devoto e comprometido a dar luz, amor e alegria a este mundo. Se esperarem, prometo que vamos conseguir ser amigos outra vez”. Foi assim que Will Smith terminou o vídeo, que foi lançado dias após Chris Rock ter afirmado que “quem diz que as palavras magoam, nunca levou um soco na cara”.

“Quem diz que as palavras magoam, nunca levou um soco na cara.” Chris Rock recorda bofetada de Will Smith nos Óscares