Os acionistas da Semapa aprovaram esta quarta-feira, em assembleia-geral, a distribuição de reservas no montante de quase 100 milhões de euros, foi neste dia comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“Informamos que na assembleia-geral extraordinária da sociedade, que teve lugar esta quarta-feira, às 15h00, foi aprovada a proposta de distribuição de reservas no montante líquido por ação de 1,252 euros, a que corresponde o montante total líquido de 99.996.445 euros, a distribuir pelos acionistas na proporção das suas participações, com exclusão das ações próprias em carteira”, lê-se no comunicado remetido à CMVM.
O valor em causa será pago a partir de 13 de dezembro e, desde o dia 09 do mesmo mês, as ações serão transacionadas em bolsa “sem conferirem direito ao pagamento de reservas“.
A proposta foi apresentada pela Sodim, que já tinha justificado a sua posição com o facto de a Semapa ter inscrito na rubrica “outras reservas”, do balanço aprovado no final de 2021, 1.164.631.426 euros e de apresentar um “desempenho favorável” no exercício em curso.
“A Semapa tem disponibilidades financeiras compatíveis com a distribuição de reservas e não se verificam impedimentos legais ou estatutários ou de conservação de capital quanto à distribuição parcial de reservas”, apontou, num comunicado enviado à CMVM no início do mês.
Na sessão deste dia da bolsa, as ações da Semapa avançaram 2,14% para 14,34 euros.