Começou o Mundial em grande plano, com duas assistências para golo logo no jogo inaugural de Portugal frente ao Gana — só um outro futebolista português conseguira duas assistências no mesmo jogo em Mundiais de futebol, José Torres, no Mundial de Inglaterra de 1966. Deu seguimento à boa forma no segundo jogo frente ao Uruguai, marcando dois golos. Contra a Coreia do Sul foi poupado mas esta terça-feira voltou a ter influência no ataque português.
Com mais uma assistência para golo na partida dos oitavos de final, esta terça-feira, frente à Suíça, Bruno Fernandes igualou Harry Kane na lista de jogadores do Mundial com mais assistências na competição: já são três. E o jogador do Manchester United até leva vantagem porque conseguiu o mesmo número de assistências do ponta-de-lança do Tottenham com menos minutos e jogos disputados (Kane foi titular nos quatro jogos da Seleção inglesa no Qatar).
Numa noite que até esteve em menor destaque na criação de jogo por comparação com os anteriores, deixando Bernardo Silva e sobretudo João Félix brilharem mais nesse plano no apoio ao goleador Gonçalo Ramos, Bruno Fernandes tem outro dado de que se pode orgulhar: é o segundo jogador do Mundial com mais intervenção direta nos golos, com cinco ações, entre dois golos e três assistências. Só Kylian Mbappé, com sete (cinco golos e duas assistências), o supera neste competição de elite do futebol mundial de seleções.