Emiliano Martínez voltou a ser o herói da Argentina. Na final do Mundial, contra a França, defendeu, na ponta final do prolongamento, com o pé esquerdo, num gesto que pode muito bem ficar conhecida como “o pé de Deus”, o remate de Kolo Muani e manteve a igualdade no marcador. A intervenção permitiu que o jogo fosse para as grandes penalidades, onde foi capaz de defender um dos remates dos franceses. Tudo isto depois de, nos quartos de final, frente aos Países Baixos, ter defendido duas grandes penalidades e dado à alviceleste o acesso às meias-finais. O jogador do Aston Villa parece talhado para os grandes momentos. Na última grande conquista da Argentina, a Copa América 2021, salvou a Argentina na meia-final, diante da Colômbia. Nesse jogo, ‘Dibu’ defendeu três remates da marca dos onze metros. Embora esteja no topo do mundo, nem sempre teve uma carreira de sucesso.

O guarda-redes realizou a formação na equipa argentina do Independiente, mas foi para o Arsenal com 18 anos. No entanto, foi uma crónica segunda opção pois só em 2019/2020 é que se conseguiu afirmar, já com 27 anos, naquela que acabou por ser a sua última época no emblema de Londres. No período em que teve contrato com os gunners, chegou a ser emprestado ao Oxford United, Sheffield Wednesday, Rotherham, Wolverhampton, Getafe e Reading, sendo que, mesmo assim, não foi opção regular em nenhum destes clubes. Depois de deixar o Estádio Emirates, Emiliano transferiu-se para o Aston Villa e ficou dono da baliza do clube. Nos villans, o argentino bateu o recorde de jogos sem golos sofridos (15) numa temporada no clube.

Antes de se mudar para o clube de Birmingham, uma portuguesa entrou na vida do guarda-redes. Amanda Gama, ou Mandinha, é, desde 2017, a mulher do internacional argentino. Viviam no mesmo bairro e conheceram-se numa paragem de autocarro, transporte que ‘Dibu’ utilizava para se deslocar para o treino.

5 fotos

Emiliano Martínez veio de uma família humilde. O pai era funcionário do porto de Mar del Plata, localidade de onde o jogador do Aston Villa é natural, e a mãe doméstica – Emiliano não tinha dinheiro para comprar luvas vistosas. Quando ainda estava no Independiente, os pais gastaram as poucas poupanças que tinham num automóvel para o poderem visitar em Avellaneda de duas em duas semanas. O mundo era um lugar diferente antes do estrelato.

Quando, na meia-final da Copa América 2021, defendeu os penáltis que levaram Messi à glória ficou conhecido pela forma como procurou atingir psicologicamente os colombianos. Na altura, quando os cafeteros iam marcar as grandes penalidades, Dibu gritava “Vou engolir-te”. Os impropérios do guarda-redes resultaram e aí viveu o melhor momento da sua carreira. Até ao título de campeão mundial do Qatar.

*Notícia atualizada a 18 de dezembro de 2022, depois de a Argentina se sagrar campeã do Mundo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR