O príncipe Harry diz que “foi assustador” ver o irmão gritar com ele e acusa o pai de ter dito “coisas que não eram verdade” na reunião de família que marcou o início do Megxit. Contudo diz que “a parte mais triste foi a divisão que isto criou” entre ele e William. Estas são apenas algumas revelações contidas nos três novos, e últimos, episódios da série documental “Harry & Meghan”, que chegaram esta quinta-feira à Netflix, que começam pela história do casamento do par, em 2018, e que terminam em tom cinematográfico com a vida enquanto família de quatro que vivem atualmente em Los Angeles. Pelo meio encerram ainda outras novidades sobre temas bem conhecidos, mas também algumas repetições que já ouvimos, nomeadamente, na entrevista a Oprah Winfrey.

O duque de Sussex deixa duras acusações aos gabinetes de comunicação dos membros da família real por que diz que “trabalham uns contra os outros” e que há fuga deliberada de informação. Harry culpa ainda o jornal Mail on Sunday pelo aborto que Meghan sofreu e conta que, antes do Canadá, o casal já tinha pensado mudar-se para a África do Sul. Revemos estes e outros destaques.

O casamento e a casa dos recém-casados

O quarto episódio foca-se no dia do casamento real de 19 de maio de 2019 em Windsor e mostra a euforia que este causou tanto no Reino Unido como entre a imprensa norte-americana. Meghan conta que acordou surpreendente calma e as únicas coisas que queria eram “uma mimosa, um croissant e ouvir a música ‘Going to to the chapel’”. E assim foi. A história deste dia não se conta sem as peripécias que levaram à ausência do pai da noiva e esta deixa elogios ao sogro, que acabou por ser quem a levou ao altar. “O pai do Harry é muito charmoso. E eu disse-lhe: ‘Eu perdi o meu pai nisto.’ Ele, como meu sogro, era muito importante para mim. Pedi-lhe que me levasse ao altar e ele disse que sim.” Ficamos a saber que foi também Carlos quem ajudou a escolher a orquestra que tocou na igreja e o coro de Gospel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O casal partilha ainda imagens da casa onde viveram depois de casados, Nottingham Cottage, na propriedade do Palácio de Kensington. Uma morada pequena, com os tetos tão baixos que Harry, por ser muito alto, estava sempre a bater com a cabeça. Oprah foi lá tomar chá e terá exclamado: “Ninguém iria acreditar”. “Foi um capítulo das nossas vidas em que é difícil acreditar no que se passava nos bastidores”, confessou Meghan.

Austrália e África do Sul, as tours reais que trouxeram mudanças

Meghan e Harry anunciaram que esperavam o primeiro filho quando estavam em viagem à Austrália. Ambos queriam muito ser pais e quando souberam da boa nova começaram a escrever um diário para o bebé. Esta viagem é descrita como o ponto de viragem pela forma bem sucedida como correu. Contudo fica no ar a ideia de que este triunfo não agradaria a toda a gente, uma vez que o facto de Meghan fazer capas de revista e primeiras páginas de jornal tirava protagonismo a outros membros da família real.

Os Sussex voltaram a partir numa tour, desta vez em direção à África do Sul, com Archie, que na altura tinha quatro meses. Foi nesta viagem que Meghan deu a famosa entrevista em que agradeceu ao entrevistador por lhe perguntar se estava bem. O momento causou grandes reações na imprensa, tendo merecido a simpatia do público, mas não tanto da família mais próxima. Meghan diz que foi um grande momento de viragem. “Foi quando começámos a ter conversas mais difíceis sobre o que tinha de acontecer para podermos continuar a fazer aquilo”.

Meghan Markle e a dureza de ser mãe debaixo de críticas constantes: “Não, não está tudo bem”

A duquesa volta a contar que chegou a pensar pôr termo à própria vida e que quis procurar ajuda, mas não obteve apoio junto do palácio porque “estavam preocupados com a impressão que isso daria”, como já havia confessado na entrevista a Oprah Winfrey.

Mais uma aparição da entrevista de Diana à BBC

Voltam a aparecer imagens da entrevista de Diana ao programa Panorama da BBC, que tanto William como Harry criticaram duramente. Ainda em julho deste ano, Tim Davie, diretor-geral da BBC, declarou que a BBC nunca mais exibirá o programa, nem irá licenciá-lo na íntegra ou parcialmente para outras emissoras. A decisão foi tomada depois de uma investigação à forma como a entrevista foi obtida.

Mediática entrevista de Diana nunca mais será transmitida. BBC reconhece erro e pede desculpa

Os gabinetes de comunicação

O príncipe Harry faz duras acusações aos gabinetes de comunicação dos diferentes membros da casa real. Explica que “se uma equipa quiser abafar algo sobre o membro da família que serve, vai negociar e oferecer informações sobre outros membros.” Diz ainda que “os gabinetes trabalham uns contra os outros” e que há fuga deliberada de informação. O príncipe conta que, depois dele e o irmão verem o que acontecia no gabinete do pai, fizeram um acordo em como nunca deixariam que assim acontecesse no seu gabinete.

A publicação da carta que Meghan enviou ao pai e que valeu um longo processo e, talvez, tenho provocado um aborto

O pai de Meghan tornou-se um problema depois do casamento, por conceder várias entrevistas. A rainha e o príncipe de Gales aconselharam a duquesa a escrever-lhe uma carta, que acabou por chegar à imprensa e foi publicada pelo jornal Mail on Sunday. Os Sussex decidiram avançar com um processo contra o jornal. “Mudou tudo depois daquilo. Acho que o processo foi o catalizador de tudo o que aconteceu”, diz Meghan.

Embora a duquesa tenha acabado por vencer este processo em dezembro de 2021, Harry acredita que o aborto aconteceu “por causa do que o Mail fez”, referindo-se ao jornal britânico. Meghan conta que perdeu o bebé na primeira manhã em que acordaram na nova casa da família, em Santa Bárbara. Meses mais tarde escreveu um texto no jornal The New York Times a partilhar a experiência.

Meghan ganha processo contra Mail on Sunday, pela segunda vez

O Canadá, afinal, não foi a primeira tentativa de mudança de vida

O príncipe Harry revela que em 2018 falaram em mudar-se para a Nova Zelândia e depois, em 2019, em ir para a África do Sul, para apoiarem instituições naquele continente. Segundo o príncipe, o Palácio “aprovou” a ideia de se mudarem para este segundo destino e a decisão era do conhecimento dos gabinetes do príncipe Carlos, do príncipe William e da Rainha. Mais ninguém saberia porque se tratava de um documento interno, contudo a informação chegou ao jornal The Times e o casal desistiu da mudança porque a informação passou a ser do conhecimento público.

O “Megxit”

Quando o documentário aborda o Natal de 2019, que os duques e Archie passaram em Vancouver, Harry buscava resposta para a pergunta: “Como vamos mudar a nossa relação com a instituição, mas de uma forma que nos proteja a nós, à nossa saúde mental e bem-estar?”

O príncipe explica que a sua ideia, ao mudarem-se para o Canadá, era serem independentes. “Têm-nos a nós, mas de graça.”. Queria acabar com o “argumento do interesse público” que a imprensa usava para se intrometer na sua vida. Conta que quando falou com o príncipe Carlos este lhe terá dito para pôr a proposta por escrito. Harry acusa “a instituição” de ter divulgado na imprensa o facto dos duques quererem ir viver para o Canadá. Diz que a prova de que a fonte foi a carta que escreveu ao pai é o facto de terem acesso à informação de que os duques estariam disponíveis para abdicar dos seus títulos.

A história que nos primeiros meses de 2020 ficou conhecida como Megxit é bem conhecida. E um dos momentos mais importantes foi a “cimeira de Sandringham” que reunia a Rainha com o príncipe Carlos e os príncipes William e Harry. “Foi assustador assistir ao meu irmão a gritar comigo, o meu pai a dizer coisas que não eram verdade e a minha avó ali sentada sem dizer nada e a processar tudo”, conta Harry. “A parte mais triste foi a divisão que isto criou entre mim e o meu irmão.” Harry acusa a instituição de mentir para proteger William, mas insiste que nunca foram capazes de proteger os Sussex. E afirma: “A decisão foi minha. Ela nunca pediu para sair.”

O “voo da liberdade” e a vida em LA

O sexto episódio começa com aquele a que Harry chama de “voo da liberdade”, ou seja a viagem de avião que levou a família de Vancouver para Los Angeles, depois de deixarem o Reino Unido de vez, no início de 2020. Já nos Estados Unidos, os duques instalaram-se na casa de Tyler Perry, uma estrela do entretenimento que também fala neste documentário. O episódio menciona ainda momentos como a morte do príncipe Filipe, a entrevista com Oprah e o nascimento de Lilibet, que o pai diz ser parecida com Diana e “muito Spencer”. Acaba com Meghan a ler o mesmo discurso que leu na noite do seu casamento com Harry e uma sucessão de imagens de uma família feliz a viver numa cidade de Los Angeles cheia de sol.