Já foi publicado o plano da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que determina que maternidades e blocos de parto vão estar em pleno funcionamento no Natal e no Ano Novo; e quais vão encerrar ou funcionar com condicionamentos nesses fins de semana.
No total, 29 maternidades públicas vão funcionar initerruptamente de norte a sul do país no fim de semana do Natal, entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira, mas nove terão períodos de encerramento em que não receberão grávidas.
As únicas regiões em que todas as maternidades funcionarão sem condicionamentos, pelo menos no período do Natal, são Norte e Algarve. Na região Centro, a Urgência de Ginecologia e Obstetrícia na Guarda vai estar fechada na noite de 24 de dezembro. No Alentejo, o bloco de partos em Beja terá constrangimentos no dia 25.
No restante território, o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, publicou três deliberações que determinam o funcionamento em rede das Urgências de Ginecologia e Obstetrícia nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém tanto no Natal (entre 23 e 26 de dezembro), como na Passagem de Ano (entre 30 de dezembro e 2 de janeiro).
No caso de Santarém, no fim de semana do Ano Novo, haverá mesmo a necessidade de transferir as mulheres internadas no serviço de urgência ginecológica e obstétrica do Centro Hospitalar do Oeste para as outras instituições da mesma rede. Eis como vão funcionar.
Lisboa
Na região de Lisboa há um eixo de hospitais que “cooperam e partilham recursos no sentido de garantir o acesso a pelo menos um Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, na área de influência dessas unidades hospitalares”, diz o documento publicado há instantes.
São o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, o Hospital Beatriz Ângelo e Hospital de Vila Franca de Xira.
Natal
Os serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria), do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (Maternidade Dr. Alfredo da Costa) e Hospital Beatriz Ângelo funcionarão com normalidade entre 23 e 26 de dezembro.
O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Hospital São Francisco Xavier), Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e Hospital de Vila Franca de Xira encerram entre as 8h de sexta-feira (dia 23) e as 8h de segunda-feira (dia 26).
Passagem de Ano
Os serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (Hospital Santa Maria), Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (Maternidade Dr. Alfredo da Costa), Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Hospital São Francisco Xavier), Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e Hospital de Vila Franca de Xira funcionarão de forma normal entre 30 de dezembro e 2 de janeiro.
O serviço do Hospital Beatriz Ângelo encerra entre as 8h de 30 de dezembro e as 8h de 2 de janeiro.
Setúbal
O eixo de colaboração em Setúbal contém o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (Hospital Nossa Senhora do Rosário), Hospital Garcia de Orta e o Centro Hospitalar de Setúbal (Hospital São Bernardo).
Natal
Os serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e do Hospital Garcia de Orta funcionarão de forma normal em todo o fim de semana do Natal.
O Centro Hospitalar de Setúbal estará de portas fechadas entre as 8h de sexta-feira (23 de dezembro) e as 8h da próxima segunda-feira (dia 26).
Passagem de Ano
Os serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar de Setúbal e do Hospital Garcia de Orta funcionarão de forma normal em todo o fim de semana do Natal.
O Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo estará de portas fechadas entre as 8h de sexta-feira (23 de dezembro) e as 8h da próxima segunda-feira (dia 26).
Santarém
Em Santarém, o Hospital Distrital de Santarém, o Centro Hospitalar do Médio Tejo (Hospital de Abrantes) e o Centro Hospitalar do Oeste (Hospital das Caldas da Rainha) formam outro núcleo de funcionamento em rede. Pelo menos dos serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai garantidamente estar de portas abertas nos fins de semana das festividades.
Natal
A 23 de dezembro funcionam de forma normal os serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém e do Centro Hospitalar do Médio Tejo. O serviço do Centro Hospitalar do Oeste encerra das 8h de sexta-feira às 8h de segunda-feira.
No dia 24 de dezembro funciona de forma normal o serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém. Além do Centro Hospitalar do Oeste, também o serviço do Centro Hospitalar do Médio Tejo vai estar de portas fechadas entre as 8h da véspera de Natal até às 8h do dia 25.
A 25 de dezembro, é o Centro Hospitalar do Médio Tejo que funciona sem interrupções. O Hospital Distrital de Santarém junta-se ao Centro Hospitalar do Oeste e fica encerrado entre as 8h desse dia e as 8h do dia seguinte.
Passagem de Ano
No dia 30 de dezembro, todos serviços de Urgência Externa de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste, do Centro Hospitalar do Médio Tejo e do Hospital Distrital de Santarém funcionam de modo normal.
No dia 31 de dezembro só mantêm a normalidade os serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém e do Centro Hospitalar do Médio Tejo. O serviço do Centro Hospitalar do Oeste fecha portas às 8h desse dia até às 8h de segunda-feira, dia 2 de janeiro — não só a novos casos, como a quem já está internado, que terá de ser transferido para os restantes hospitais.
A 1 de janeiro, o Hospital Distrital de Santarém é o único a funcionar em pleno. O serviço do Centro Hospitalar do Oeste continua sem acompanhar quaisquer doentes até às 8h do dia seguinte; e o do Centro Hospitalar do Médio Tejo encerra (mas continua a prestar cuidados a quem está internado) até dia 2 de janeiro às 8h.