O eVX vai transformar-se no SUV eléctrico da Suzuki, construtor nipónico onde a Toyota detém 4,94% e que possui grandes tradições na produção de veículos 4×4, especialmente os mais pequenos e acessíveis. A resistir há muito aos investimentos na mobilidade eléctrica, fruto da sua situação financeira pouco folgada, a Suzuki surpreendeu agora na Índia, ao estar presente no salão Auto Expo, em Nova Deli, onde expôs o protótipo daquele que vai ser o seu primeiro modelo eléctrico.

A Suzuki é um construtor cheio de potencial, com muita experiência na concepção e na produção de veículos de pequenas dimensões, sobretudo os que possuem capacidade para circular com à-vontade em todo-o-terreno. A melhor prova está a cargo do pequeno e muito apetecido Jimny, surpreendente pelo baixo preço e pelo alto desempenho em TT.

Depois de já ter na gama o Across, um SUV híbrido plug-in que é basicamente um Toyota Rav4, bem como o Swace, um híbrido em que só a grelha o distingue do Toyota Corolla Touring 125H, a Suzuki vai finalmente avançar para um modelo próprio eléctrico e, nada menos, do que um SUV eléctrico. O eVX tem 4,3 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,6 m de altura, o que o coloca ligeiramente acima das dimensões do Suzuki Vitara.

Com linhas modernas e musculadas, o protótipo agora revelado promete ter grande aceitação, caso mantenha as formas actuais. As informações sobre o SUV não abundam, mas a Suzuki avança que usufruirá do sistema de transmissão Strong 4×4, o que implica recorrer a dois motores para assegurar tracção AWD.

A bateria com capacidade de 60 kWh anuncia 550 km de autonomia, mas antes de embandeirarmos em arco é melhor recordar que este valor é calculado segundo o método indiano MIDC, que não é tão exigente quanto o sistema europeu WLTP. Mais novidades, só dentro de dois anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR