Já se conhecem os planos para a nova Doca da Marinha. Depois de ter passado várias décadas encerrada ao público, a área terrestre em frente ao Terreiro do Paço abriu-se à cidade como um espaço de lazer em 2021, graças a um projeto desenhado por Carrilho da Graça para a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e para a Associação Turismo de Lisboa. Agora, passou a ter também três quiosques com comes e bebes — e vêm aí mais novidades.

Quem garantiu este novo projeto foi o grupo português Lean Man, liderado por Bernardo Delgado (também responsável pela rede Banana Café), depois de ganhar o concurso lançado pela Associação Turismo de Lisboa para explorar a concessão terrestre da Doca da Marinha. O plano no valor de 3,5 milhões de euros foi oficialmente apresentado a 10 de janeiro e tem quatro focos principais: três quiosques, um restaurante, atividades turísticas e uma panóplia de eventos com vista sobre o Tejo.

Bernardo Delgado, também responsável pelo Banana Café, é o CEO da Lean Man

Restaurante

A grande novidade da Doca da Marinha fez com que Miguel Rocha Vieira deixasse para trás Budapeste, mais precisamente o restaurante Costes, onde foi distinguido com duas estrelas Michelin. O chef português está agora ao comando do restaurante que vai abrir no primeiro trimestre de 2023 na Doca da Marinha, ainda sem data marcada, e dos três quiosques que foram inaugurados na passada terça-feira — mas já lá vamos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As linhas gerais são estas: vai sentar 140 pessoas, entre sala e esplanada, e funcionar de segunda-feira a domingo. De quinta-feira a sábado, adota um conceito que já é comum em Madrid e que está a ganhar popularidade em Lisboa: depois de servir as refeições, transforma-se em discoteca até às 2 da manhã, com zona de bar, live cooking e uma cabine de DJ.

Miguel Rocha Vieira deixou as suas estrelas Michelin na Hungria para vir comandar os espaços gastronómicos deste novo projeto

Apesar de estar ao comando de um chef Michelin, desengane-se quem pensar que a ambição do projeto passa por aí. O objetivo que Miguel Rocha Vieira trouxe para a Doca da Marinha quer chegar a vários targets. No restaurante, a refeição média vai rondar os 60 euros por pessoa (sem bebidas), mas os valores nas cartas dos quiosques serão mais baixos.

Os 3 Quiosques

A primeira pedra no castelo são os 3 Quiosques, que já estão a receber e a servir clientes desde 10 de janeiro. Quem passar por lá, vai encontrar três painéis luminosos, em vermelho, amarelo e azul, uma intervenção artística concluída por Julião Sarmento — e que complementa os próprios conceitos dos três ecossistemas distintos. Isto porque cada quiosque tem a sua própria carta. O Azul serve marisco e peixe fresco, o Amarelo convida aos petiscos e o Vermelho tem um menu vegetariano em formato de brunch. Os preços por pessoa podem variar entre os 15 e os 25 euros. Estão abertos de segunda-feira a domingo, entre as 9 horas e a meia-noite.

Quem passar por lá, já pode sentar-se a petiscar durante o sunset

A programação de eventos

No que toca à dinamização do espaço, não faltam ideias à organização. De março a outubro, esperam receber mercados gastronómicos, de artesanato, de plantas e de flores. Também há espaço para música, nomeadamente concertos de jazz e DJ sets, e exposições de arte urbana. Para os momentos fortes do ano, podemos contar com o Santos no Tejo — que promete uma “parada náutica sem precedentes” —, o festival gastronómico Heróis do Mar, inteiramente dedicado ao peixe e marisco dos nossos mares, e o Winter Fanatics, um mercado de inverno para a estação fria. Esta agenda vai estar disponível no site oficial da Doca da Marinha, com todas as informações referentes aos eventos.

A renovada Doca da Marinha. Os quiosques estão lá ao fundo, do lado direito

As atividades turísticas

Quando um projeto está assente numa doca, explorar o potencial turístico do Tejo é o passo natural. Em 2024, garante Bernardo Delgado, é isso que vai acontecer. A vertente maritimo-turística vai focar-se principalmente nos passeios de barco com partida da doca, rumo a Cascais ou ao Seixal, por exemplo, e piqueniques a bordo. Mas essa, lá está, é a próxima fase.