A portuguesa Francisca Veselko realçou a sua enorme felicidade por se ter sagrado campeã mundial júnior de surf, nos Estados Unidos (EUA), garantindo que vai lutar pela qualificação para o circuito principal e para os Jogos Olímpicos de 2024.

“Estou supercontente por poder marcar história para Portugal e poder representar da melhor maneira o nosso país. Sabia que ia ser um evento com grandes nomes, com as melhores surfistas mundiais juniores, e o meu grande objetivo tinha de ser manter a consistência e estar preparada mentalmente, porque não iria ser um evento fácil de vencer”, disse à Lusa a atleta, a partir dos EUA.

A jovem lusa, de 19 anos, que recebeu um “wild card” (convite) para o campeonato da Liga Mundial de Surf (WSL) em San Diego, na Califórnia, obteve na bateria decisiva, e bastante disputada, um total de 12,47 pontos (7,00 e 5,47), superando a rival norte-americana Sawyer Lindblad, que marcou 12,33 (6,50 e 5,83).

“Quando penso nas palavras “campeã mundial” é o único momento em que penso: “wow”, isto foi gigante. Fiquei superfeliz e foi 100% um “boost” de confiança”, revelou “Kika”, acrescentando que ter conquistado a vitória com o pai, o irmão Jaime, o treinador Rodrigo Sousa e outros familiares na praia “fez tudo ainda mais emocionante”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A surfista de Carcavelos, campeã portuguesa em 2021, é a primeira surfista feminina lusa a alcançar o título mundial júnior, o mesmo feito que Vasco Ribeiro conseguiu, no quadro masculino, em 2014, destacando as boas condições que encontrou na Califórnia.

Surfista portuguesa Francisca Veselko campeã mundial de juniores

“Estiveram sem dúvida altas ondas. Para mim é ainda mais especial sair com a vitória com um mar perfeito, onde todas nós tivemos grandes oportunidades, e não foi um mar totoloto, que podia ter sido ‘sorte’. Foi especial ter ganhado com boas condições”, vincou.

Além do título mundial da categoria, a atleta, que começou a surfar com seis anos, qualificou-se automaticamente para as Challenger Series de 2023, que dão acesso ao circuito principal (CT) da WSL em 2024.

“O meu objetivo é qualificar-me para o CT, sempre foi o meu sonho de criança e vou continuar a lutar até lá chegar. E também tenho o objetivo de me qualificar para os Jogos Olímpicos em 2024”, finalizou Veselko, filha de pais surfistas (pai norte-americano e mãe portuguesa), que nasceu em Irvine, na Califórnia, mas foi criada em Portugal.